22 de outubro de 2021

Fundesis inaugura Sala de Inclusão Digital na comunidade de Mantiqueira em Barreiras

O Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis) inaugurou, nesta quinta-feira (21), a Sala de Inclusão Digital Pedro Ferreira de Souza, na comunidade da Mantiqueira, zona rural de Barreiras. Na solenidade, representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Prefeitura Municipal de Barreiras e do setor privado, entregaram a estrutura equipada com oito computadores, impressora e internet, que será utilizada para a promoção de cursos, pesquisas e apoio tecnológico à população local.

“Esta sala de inclusão digital tem um grande significado para crianças, jovens e adultos da  Mantiqueira, por abrir uma porta para o mundo da tecnologia, aqui mesmo, conectando os habitantes com uma oferta maior de conhecimento e de possibilidades. Essa é a missão do Fundesis, que vem sendo cumprida com muita eficiência”, afirmou o diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar os produtores rurais pelas doações ao Fundesis, e, também, os produtores do Cinturão Verde pelo fornecimento dos hortifrutigranjeiros que abastecem a feira livre de Barreiras. 

O Centro Digital foi viabilizado pela parceria entre o Fundesis, que disponibilizou recursos do Edital 2020 para reforma do prédio e aquisição de equipamentos; a Prefeitura de Barreiras, que cedeu o espaço em que funcionava uma escola municipal; e empresários do setor de informática. 

A prefeitura foi representada pelo chefe de gabinete, Jeferson Barbosa. “É uma oportunidade para os mais de 700 beneficiados, que poderão ampliar o processo de aprendizagem e terão acesso às diversas tecnologias que a informática traz. Assim, eles vão se preparar de forma mais digna para entrar no mercado de trabalho e melhorar a qualidade da produção”, assegurou. 

Para dar plenas condições de exploração do mundo digital, as empresas Barreiras Informática e Barreiras Cartuchos cederam impressora, tonner e a instalação da rede; a Cerrado, operadora de telecom, vai fornecer gratuitamente a conexão à internet. “As parcerias entre empresas, setor público e dispositivos como o Fundesis são importantes para trazermos benefícios para quem realmente precisa. Com o Centro Digital, as crianças desta área terão um complemento na educação e vão permanecer no campo pelo tempo necessário”, pontuou o empresário Ricardo Masini.

José Lázaro Lopes, secretário da Associação dos Produtores Rurais da Mantiqueira, entidade contemplada com os recursos para a execução do projeto, falou sobre o significado do Centro Digital para a comunidade. “O sentimento é de emoção e gratidão. Sabemos das dificuldades que o morador da zona rural passa, para ter acesso à tecnologia. Esse projeto do Fundesis, veio para realizar nosso sonho e enriquecer o conhecimento de nossas crianças”, comemorou. 

A representante do Núcleo Mulheres do Agro, Rosane Hopp, prestigiou a solenidade de inauguração do Centro Digital. Na oportunidade ela destacou a importância da função social desenvolvida pelo Fundesis e a união entre empresas, produtores e mobilizadores com o objetivo de potencializar o trabalho das entidades que atuam no terceiro setor.

O presidente e o membro da Associação de Produtores Rurais da Mantiqueira, José Adivan Moreira Lopes e Agnaldo Júnior, respectivamente, participaram da organização do evento ao lado do gerente de negócios do Banco do Nordeste, Wolnei Apolinário, e a nova coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira.