13 de setembro de 2021

Aiba realiza simpósio em comemoração ao Dia do Cerrado

O Dia Nacional do Cerrado é comemorado em 11 de setembro. A data foi instituída em 2003 para marcar a importância deste bioma para a biodiversidade do País. Com o objetivo de destacar as ações de preservação e recuperação que vem sendo desenvolvidas pelo setor agrícola na região oeste, a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio do Land Innovation Fund (LIF), realizou, na manhã desta sexta-feira (10), o ‘Simpósio Regional em Agronegócio e Conservação do Cerrado: o futuro do Bioma’, transmitido pelo canal da entidade no You Tube. 

Na abertura do evento, o presidente da Aiba, Odacil Ranzi, falou sobre o trabalho que tem resultado na elevação da produção de alimentos, conciliado com a preservação do bioma. “O Cerrado nos permitiu produzir alimentos, gerar emprego, renda e oportunidades. Tudo isso foi alcançado a partir da reestruturação do solo, da preservação das nossas reservas legais e dos mananciais hídricos, com suporte das novas tecnologias e da pesquisa agronômica. Assim, garantimos o futuro dessa boa relação entre produzir e conservar”, enfatizou.

A primeira palestra do Simpósio, trouxe a temática ‘Gestão de Recursos Hídricos e Segurança Alimentar no Cerrado’, com Lineu Neiva Rodrigues, pesquisador e chefe adjunto do Centro de Pesquisas da Embrapa Cerrados. “Nosso objetivo principal, em um evento como este, é mostrar mais sobre o Cerrado, analisando as principais demandas da sociedade, que são: alimento e água. E neste ambiente, a tecnologia vem como fator fundamental para suprir o processo e garantir que todos tenham acesso à quantidade mínima de alimentos. O principal elo para conseguir isso, é a irrigação”, disse.

No segundo painel, a pesquisadora da Agência Agroícone, Bruna Oliveira de Córdova, abordou a “Restauração no Cerrado”, sob a ótica da restauração ecológica no MATOPIBA e Benchmarking de políticas públicas. O último a se apresentar foi Everardo Mantovani, professor titular sênior do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa – MG, com o tema “Cerrado e conservação dos Recursos Hídricos”. 

Segundo Mantovani, a agricultura irrigada é parte importante da estratégia atual e futura para a produção de alimentos, fibras, agroenergia, empregos e renda, e o único caminho para que essa produção cresça no bioma de forma sustentável. O pesquisador, que tem cinco livros publicados sobre agricultura, participa do desenvolvimento de uma série de softwares voltados para o uso racional da água na irrigação e é o coordenador do Estudo do Potencial Hídrico do Oeste da Bahia.

CONVITE PARA ENVIO DE ARTIGOS PARA REVISTA AIBA RURAL

Ao final do evento, o público foi convidado a enviar textos para a próxima edição da Revista Aiba Rural, uma publicação dedicada à produção agrícola do Cerrado baiano. Em virtude das comemorações do Dia Nacional do Cerrado, o Conselho Editorial da revista, formado por especialistas, abriu um caderno especial, para receber contribuições de colaboradores que tenham artigos sobre agricultura. Os interessados devem enviar o material (texto e imagens) para o email revista.aibarural@aiba.org.br, até o dia 20 de setembro. 

A 21a. Edição da Revista Aiba Rural terá como tema principal “Produção diversificada no campo fomenta o desenvolvimento regional”. As versões anteriores da revista Aiba Rural estão disponíveis no site da Aiba (www.aiba.org.br).