17 de dezembro de 2020

Parceria entre Iaiba e NaanDanJain viabiliza área irrigada da Ufob

Alunos e professores do curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), campus da Barra, passaram a contar com uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da atividade agrícola: um kit de irrigação, que irá contribuir com as atividades práticas (formação de lavouras experimentais) e para o aprendizado teórico dos estudantes. A iniciativa foi viabilizada pelo Instituto Aiba (Iaiba), em parceria com a empresa NaanDanJain, que doou o equipamento à comunidade acadêmica. O kit foi instalado em uma área de dois hectares, para atender ao projeto inovador aprovado junto à Mosaic Fertilizantes, que envolve a produção de aspersores por meio de prototipagem 3D.

O objetivo é desenvolver a agricultura na região do médio-São Francisco por meio da implantação de campos produtivos que vão atrair mais investimentos, além de gerar emprego e renda para a população local.

“O agronegócio tem sido parceiro do projeto da Fazenda Experimental porque acredita na possibilidade de desenvolvimento dessa área. Com terra, água, conhecimento e parcerias, podemos alcançar um benefício coletivo que pode mudar os rumos dessa região, como ocorreu no cerrado baiano”, disse Helmuth Kieckhofer, superintendente do Iaiba.

Outra ação, por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a unidade pública de educação superior e o Instituto também está em andamento. Trata-se do sistema de irrigação em um campo de produção de soja, com área de dois hectares, onde são realizados estudos sobre a adaptação de variedades de soja ao semiárido baiano.

A Fazenda Experimental da Ufob prevê, ainda, o beneficiamento de 130 hectares para o desenvolvimento da cana-de-açúcar, capim, milho, feijão, algodão, uva, manga, caju e a instalação de um setor agroindustrial, para o processamento das frutas, a produção de açúcar e etanol e uma vinícola dedicada à produção de vinhos, sucos e espumantes.

Ascom Aiba