Workshop em Teixeira de Freitas

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Workshop em Teixeira de Freitas

work1“Madeira para uso múltiplo – integração de pequenos produtores e processadores”

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), em parceria com uma série de entidades ligadas à agricultura, indústria e à formação e qualificação de mão de obra, realiza em 18 de março, em Teixeira de Freitas (BA), o workshop “Madeira para uso múltiplo – integração de pequenos produtores e processadores”. Este workshop faz parte do Projeto Indústria, uma das vertentes do programa ‘Mais Árvores – Bahia’ que tem como base o ‘Programa Mais Árvores’ (da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/CNA) e tem por objetivo incentivar o produtor rural a investir no plantio e manejo de florestas comerciais para usos múltiplos com tecnologia aplicada.

O grupo aproveita a ocasião para fazer uma série de visitas técnicas de forma a conhecer a realidade local e importantes experiências do setor. No dia 17, o grupo vai conhecer a Fazenda Gameleira (que se utiliza do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta/iLPF), a Indústria de Caixotes Grupo Bom Jesus, o Imunizador Olival Covre (eucalipto tratado), a Plant Flora (viveiro de mudas diversas) e a Eco Madeiras (que faz casas pré-fabricadas de eucalipto). Após o workshop, em 19/03, mais duas visitas pela manhã: Amesul (Associação dos Moveleiros e Artefatos de Madeiras do Extremo Sul da Bahia) e à Lyptus (uma madeira nobre, totalmente extraída de florestas renováveis a partir de árvores plantadas). À tarde acontece a reunião no Fórum Florestal do Sul e do Extremo Sul da Bahia – espaço de encontro entre organizações da sociedade civil que tem como missão o permanente de diálogo da sociedade sobre as florestas no sul e extremo sul da Bahia.

work2O workshop será realizado em 18 de março, a partir das 8h, no auditório do Lord Plaza Hotel de Teixeira de Freitas. Entre os palestrantes: Gilmar Bertoloti e Luciano Shaff, da AMATA S.A. que vão falar sobre “Madeira Certificada para Uso Múltiplo”; Marcelo Ambrogi, da IMA FLORESTAL que fala sobre “Novas Possibilidades para Produtor e Processador Florestal”;  Fernando Barreto, do MOVEBA que abordará a “Indústria de Madeira”; Djalma Henrique Jr., do SENAI que fala sobre “Formação de Mão de Obra”; Oscar Artaza, do Fórum Florestal da Bahia, que aborda “Organização do Setor de Artesanato”; Nicholas Petter Rogers, da Lyptus, que traz “Desdobramento Industrial do Eucalipto”; Amanda Gomes e Luiz del Corral, da SUDIC, que falam sobre “Apresentação do Pólo Moveleiro”; Pedro de Jesus sobre a “Experiência AMESUL”; e Francisco Marins, do Sebrae/RJ, que traz “Sebrae no Pódio e as oportunidades que as Olimpíadas e Paralimpíadas estão oferecendo para as MPE no Brasil”.

PROGRAMAÇÃO WORKSHOP – 18.03.15

08h00 – Abertura – Wilson Andrade/ABAF e Autoridades Convidadas
08h20 – Madeira Certificada para Uso Múltiplo – Gilmar Bertoloti  e  Luciano Shaff/ AMATA S.A.
08h40 – Novas Possibilidades para Produtor e Processador Florestal – Marcelo Ambrogi/ IMA FLORESTAL
09h00- Indústria de Madeira – Fernando Barreto/MOVEBA
09h20 – Formação de Mão de Obra – Djalma Henrique Jr./SENAI
09h40 – Organização do Setor de Artesanato – Oscar Artaza/Fórum Florestal da Bahia
10h00 – Desdobramento Industrial do Eucalipto – Nicholas Petter Rogers/Lyptus
10h30 – Apresentação do Pólo Moveleiro – Amanda Gomes e Luiz del Corral (SUDIC) /Experiência AMESUL – Pedro de Jesus
11h00 – Levantamento de Demandas – Ricardo de Cerqueira – Facilitador e Consultor do SEBRAE/BA
12h00 – Intervalo para Almoço
14h00 – Demanda de Peças e Partes de Madeira na Construção Civil – SINDUSCON/ACOMAC
14h30 – Sebrae no Pódio e as oportunidades que as Olimpíadas e Paralimpíadas estão oferecendo para as MPE no Brasil  – Francisco Marins – SEBRAE/RJ
15h00 – Certificação, Identificação Geográfica e Internacionalização – CIN (FIEB)
15h30 – Levantamento de Demandas e Plano de Ação – Ricardo de Cerqueira – Facilitador e Consultor do SEBRAE/BA
17h30 – Conclusões e Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também