Workshop demonstra serviços e treinamentos para área de Recursos Humanos do agronegócio baiano

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Workshop demonstra serviços e treinamentos para área de Recursos Humanos do agronegócio baiano

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu na última sexta-feira (13), em Luís Eduardo Magalhães, o “I Workshop de RH no Agronegócio”. Gestores e colaboradores das áreas de Recursos Humanos (RH) das fazendas e empresas agrícolas trocaram informações sobre os serviços e treinamentos que possam proporcionar maior promoção da saúde, segurança e qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, seja no escritório ou no campo. Divididos em estações, os representantes de entidades como SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE, SEST/SENAT, IEL, CIEB E SENAR/SRPB, apresentaram o seu ‘portfólio’ e iniciaram o diálogo sobre possíveis parcerias em ações estratégicas que venham apoiar as empresas da área agrícola no atendimento às normas e na retenção de talentos contribuindo para aperfeiçoar o mercado do agronegócio regional.

Presente ao evento, a representante da área de RH do Grupo Busato, Erlande Rodrigues, acredita que a metodologia do Workshop ajudou a conhecer o que existe de novo na região em cursos, treinamentos e benefícios que podem ser revertidos para quem trabalha no agronegócio. “Embora seja um setor cujos colaboradores são valorizados, o Workshop traz novas ideias e serviços para que os RH´s possam ter um maior respaldo para atender a legislação e manter os profissionais satisfeitos no ambiente de trabalho”. Ao ser surpreendido com o ineditismo da ação, o gestor de RH da SLC Agrícola, Marcelo Francisco, entende que o evento traz esse reconhecimento à uma área de RH, que é essencial para acompanhar a produtividade no campo. “Mesmo que seja a longo prazo, investir no aperfeiçoamento e no desenvolvimento das pessoas traz resultados para as empresas. Muitas vezes, buscamos serviços fora, o que já temos na região, como foi demonstrado no Workshop”, explica.

Ao apoiar na organização do evento, a representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de Luís Eduardo Magalhães, Dalita Dutkievicz, explica que durante o evento demonstrar aos setores de RH´s do Agronegócio que as entidades ligadas à promoção de ações para os trabalhadores da indústria e comércio, tem toda a capacidade para atender a demanda de consultoria, treinamentos e educação profissionalizante. Além do Workshop, o gerente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Henrique Costa Almeida, a parceria das entidades com a Abapa, que coordena o Centro de Treinamentos Parceiros da Tecnologia, vem aproximando cada vez mais as entidades do agronegócio, ao levar uma infraestrutura e serviços que atendam especificamente o colaborador destas empresas, a exemplo de uma unidade móvel que pode se deslocar até a fazenda para atendimento clínico para exames admissionais ou periódicos.

Ao representar os agricultores no evento, o diretor da Abapa, Marcelo Kappes, reforça a importância da capacitação e dos treinamentos, não somente para cumprir a legislação trabalhista, mas principalmente para valorizar os profissionais, garantindo todas as condições físicas, emocionais e intelectuais para que eles possam exercer as suas atividades. “Como o braço de capacitação do agronegócio, o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia da Abapa vem fechando convênios para manter parcerias estratégias com as entidades ligadas à saúde e segurança do trabalhador e capacitou somente no ano passado cerca de seis mil colaboradores. O Centro de Treinamentos vem criando estratégias como o Workshop para que toda a infraestrutura de cursos, treinamentos e serviços já oferecidos na região sejam melhor aproveitados pelos associados da Abapa e pelas demais fazendas e empresas do agronegócio”, afirma ele, ao reforçar as tratativas para o alinhamento e fortalecimento institucional com a Federação da Indústria da Bahia (FIEB).

Parceiros – Participaram do “I Workshop de RH no Agronegócio”: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social do Transporte (SEST)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)/Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB). O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa),  conta com a parceria da Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, Oeste Pneus-Pirelli, SENAR/SPRB, SENAI, SESI, CIEB, SESC, Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e Universidade Federal de Viçosa (UFV), além do apoio do Fundeagro e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Assessoria de Imprensa Abapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também