Sindicato Rural de LEM inicia treinamento de tratorista agrícola

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Sindicato Rural de LEM inicia treinamento de tratorista agrícola

Com o objetivo de capacitar e inserir novos profissionais no mercado de trabalho, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) deu início nesta última quarta-feira, 11, ao treinamento de Tratorista Agrícola. A capacitação gratuita na área de mecanização agrícola vai até o dia 13 de janeiro.

Durante toda a manhã, os inscritos participam de aula teórica, onde recebem noções sobre os mecanismos e sistemas do trator, manutenção e operação, bem como também sobre saúde e segurança do trabalhador na operação de tratores e implementos agrícolas. Já no período da tarde participam de demonstração técnica, oportunidade em que identificam os componentes do motor, acoplam implementos para operação em atividades de campo, aprendem a realizar a manutenção ao final da jornada de trabalho e assistem a uma demonstração de operação segura. Na prática, o aluno também aprende a operar o trator agrícola com segurança e otimização da operação.

De acordo com o especialista em Plantio Direto e instrutor em mecanização do Senar/BA, Ingbert Döwich, o treinamento deve contribuir para amenizar, de modo significativo, um problema da região: a qualificação da mão de obra que, apesar de todos os esforços, ainda é um grande desafio em muitas propriedades rurais. “Um colaborador despreparado ou que não conhece integralmente a máquina não só coloca em risco a sua segurança pessoal, como também prejudica o desempenho da máquina. O treinamento deve agregar conhecimento a esses operadores, que vão desempenhar a função com maior rendimento, mais qualidade do serviço e melhor eficiência da máquina”, disse.

Conforme explica a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), Carminha Missio, o Sindicato cumpre missão muito importante ao abrir diversos treinamentos em mecanização agrícola para a comunidade. “Mais do que ensinar uma nova profissão ou aperfeiçoar os conhecimentos, estamos contribuindo para a inclusão social. Observamos que a maioria dos participantes inscritos possui segundo grau completo, mas não detém conhecimento específico sobre esta área de atuação. Chama a atenção, também, que dos 19 participantes, apenas cinco estejam empregados. E desses cinco, apenas um trabalha na operação do trator. Após este treinamento, com certeza, o profissional poderá ofertar o seu currículo no mercado de trabalho, agora mais preparado tecnicamente”, destaca.

Treinamentos em janeiro

Além do treinamento de tratorista agrícola, a encerrar nesta sexta-feira, 13, o SPRLEM oferta diversos cursos em mecanização agrícola neste mês de janeiro. Os próximos treinamentos a serem ofertados são GPS Máquinas Agrícolas (17 a 19/01), Aplicação de Agrotóxico NR31 (18 a 20/01 e 23 a 25/01) e Pulverizador Agrícola – Autopropelido (24 a 26/01). O interessado em participar dos treinamentos deve ter acima de 18 anos de idade e ser alfabetizado. Para se inscrever, o interessado deve comparecer à sede do Sindicato munido de comprovante de endereço e carteira de habilitação e preencher a ficha de inscrição. Mais informações: 77 3628-2777.

Ascom Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães/BA

2 comentários em “Sindicato Rural de LEM inicia treinamento de tratorista agrícola

  1. TIAGO MARTINS DOS SANTOS

    Quero trabalhar em trator agricula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também