Seminário propõe novos caminhos de gestão e ordenamento fundiário

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Seminário propõe novos caminhos de gestão e ordenamento fundiário

00002 10122014  - SEM INTERN GOVERNANÇA FUNDIARIA - FOTO- ©HECKEL JUNIOR - (71)92896829

Representando o governador do Estado, Jaques Wagner, o secretário da Agricultura da Bahia, Jairo Carneiro, participou da abertura oficial do Seminário Internacional de Governança Fundiária, nesta quarta-feira (10). Com objetivo de construir novas propostas de ações que promovam o fortalecimento e aprimoramento da questão fundiária, a partir do intercâmbio de conhecimento e experiências adquiridas, estão reunidos até hoje (11), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, representantes mundiais do Brasil, Argentina, Chile, França, México e Uruguai, dedicadas às questões da alimentação, do combate à fome, da busca de caminhos e soluções que visam o aperfeiçoamento da gestão da gonvernança fundiária, com a contribuição da Universidade de Santa Catarina.

A não regularização da posse impede que grande parcela da população do meio rural possa acessar políticas públicas de qualidade. Nesse sentido, o avanço na temática da governança fundiária e nos diversos instrumentos que a envolvem (regularização, cadastro, titulação e crédito fundiário), tem papel fundamental na geração de renda e na segurança alimentar e nutricional das famílias de agricultores, com impacto na segurança alimentar dos espaços urbanos das pequenas, médias e grandes cidades.

O coordenador executivo da CDA, Luís Anselmo Pereira, chama atenção para a importância do reconhecimento da propriedade definitiva das terras devolutas tradicionalmente ocupadas pelas comunidades quilombolas, uma ação afirmativa e compensatória, como legado de luta e resistência da comunidade afrodescendente, no Brasil. “A destinação das terras é imprescindível no desenvolvimento e reconhecimento das populações, e no caso brasileiro, daquelas que vivem na invisibilidade, portanto as políticas fundiárias precisam enxergar e abranger essa parte da sociedade”, disse.

De acordo com o secretário Jairo Carneiro, o governo Jaques Wagner vem consolidando as políticas voltadas para a sustentabilidade das comunidades tradicionais, e a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), através de sua Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), entregou no último mês de novembro, dez títulos de terras coletivos, a 11 comunidades quilombolas da Chapada Diamantina e território de identidade de Irecê. Essa ação beneficia diretamente 1.373 famílias, com o reconhecimento sobre o domínio de 22.418,5991 hectares de terras devolutas do Estado.

O seminário faz parte do processo de parcerias entre governos de diversos países, por meio de intercâmbios e oficinas no âmbito do debate sobre modelos de governança fundiária, nela inseridas os diferentes instrumentos e mecanismos de gestão fundiária, ordenamento fundiário, regularização fundiária, reforma agrária e programas de crédito fundiário. “As avaliações e conclusões produzidas neste seminário vão servir de base para o aprofundamento de políticas e ações de governo e da sociedade em favor da governança responsável da propriedade e uso da terra no Brasil”, finalizou o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adhemar Almeida.

Fonte: Ascom Seagri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também