Representante da Seagri visita a Fazenda Modelo

Publicado em: 05/11/2018 17:25:49

Referência na formação de jovens aprendizes na área rural, a Fazenda Modelo Paulo Mizote tem atraído os olhares de empresas privadas e também de órgãos públicos. Recentemente, as instalações, situadas no Projeto Irrigado Barreiras Norte, recebeu a visita da representante da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Jucimara Rodrigues, com vistas a conhecer a metodologia de ensino aplicada no local, de onde sairão futuros profissionais da área agrícola, a exemplo de monitores.

“Estou admirada com o que vi. Não tinha conhecimento deste trabalho tão bonito e importante, realizado de forma gratuita. Aliás, em vez de pagar para estudar, os alunos ganham por isso. E o maior ganho é entrar estudante e sair profissional apto a trabalhar em qualquer empresa rural. É um modelo que deve ser multiplicado em todo o Estado, pois tem dado muito certo. Prova disso é o grau de satisfação dos alunos”, diz.

A Fazenda Modelo é um ambiente de aprendizagem controlado, estruturado com salas de aula, laboratório, campo experimental (para aulas práticas) e cozinha, onde também são realizados os experimentos das aulas do curso de Nutrição da Universidade Federal do Oeste (Ufob). Lá também se produz insumos biológicos para o controle de pragas, a exemplo do bicudo e da helicoverpa.

O Programa Jovem Aprendiz na Área Rural é uma iniciativa do Instituto Aiba em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) /Sistema Senar/Faeb e desempenha um relevante papel social e econômico para a região, pois capacita jovens e os inserem no mercado de trabalho.

 

Ascom Aiba