Projeto Empresa Amiga do Campo valoriza boas práticas ambientais

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Projeto Empresa Amiga do Campo valoriza boas práticas ambientais

Reconhecer as revendas e cooperativas agrícolas que apoiam a disseminação de boas práticas agrícolas no oeste da Bahia. Esse é apenas um dos objetivos do Projeto Empresa Amiga do Campo implantado neste ano, pela Aciagri e que envolve mais de 50 revendas e cooperativas agrícolas da região. A ação faz parte de uma agenda estratégica que a entidade tem articulado internamente com a equipe de trabalho e associados.

De acordo com o presidente da Associação, Adilson de Campos, o projeto, além de valorizar iniciativas socioambientais desenvolvidas pelo quadro de associados, reforça na comunidade, o papel dos canais de distribuição de insumos no trabalho de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. “ A criação do selo Empresa Amiga do Campo chega no ano em que o Sistema Campo Limpo completa 15 anos, e nada mais justo reconhecer e valorizar revendas e cooperativas agrícolas – um dos elos do programa -, na pratica de ações socioambientais no campo”, disse.

A implantação do Sistema Campo Limpo no ano 2002, transformou o cenário de pós-consumo de agrodefensivos em uma referência mundial. Hoje, cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total de embalagens vazias que são comercializadas têm destino certo, no Brasil.

De acordo com dados divulgados pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), durante o ano de 2016, o Sistema retirou 44.528 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo o Brasil. Nos campos do Nordeste, foram 4.953 toneladas, ou seja, 11% do total destinado no país de material. Segundo o Instituto, 58% do material foi oriundo de propriedades atendidas pela Aciagri que, na Bahia representa 90% do recebimento total.

Os resultados são frutos da responsabilidade compartilhada entre agricultores, com a destinação correta dos materiais; canais de distribuição com o suporte e a administração de locais seguros para o recebimento; o poder público na fiscalização da origem do produto e a indústria fabricante com a destinação final, seja na incineração ou reciclagem.

Segundo Adilson, nesta primeira etapa do projeto, os canais de distribuição serão convidados para acompanhar de perto as ações do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), uma iniciativa do Sistema Campo Limpo – gerenciado pelo inpEV com a supervisão das unidades de recebimento, que reforça em sala de aula de todo o país, o compromisso de cada indivíduo como agente transformador neste processo.

Em 2016, as centrais Campo Limpo do oeste baiano gerenciadas pela Aciagri (Barreiras, Roda Velha e Rosário) cadastraram 124 escolas no Programa.  Neste ano, o número subiu para 131 colégios, envolvendo estudantes de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Angical, Baianópolis, São Desidério e Correntina na Bahia e São Domingos e Posse no estado de Goiás.

Sobre o PEA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) é uma iniciativa do Sistema Campo Limpo que tem como objetivo apoiar escolas públicas e privadas em temas transversais, relacionados a Educação Ambiental, alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Anualmente são distribuídos kits educativos para serem aplicados em salas de aula do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Nesta edição, o tema dará continuidade ao trabalho de 2016: “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada”. A novidade é que, dessa vez, será discutido o papel das escolas nessa cadeia. A proposta é mostrar que o envolvimento de todos (família, escola, empresas, governo…) é essencial para buscar soluções que minimizem os impactos causados pelos resíduos à saúde e ao meio ambiente.

Com base nos kits, os alunos são desafiados a participar do concurso de desenho (4º ano) e redação (5º ano). Na etapa local, são premiados os três melhores trabalhos em cada categoria, além de suas respectivas escolas e professores. O melhor trabalho de cada categoria é enviado para a etapa nacional. Na última edição, a aluna Bianca Gonçalves Lopes, do Colégio Municipal Castro Alves de Posse/GO venceu a etapa nacional do concurso de redação.

SELO

O selo Empresa Amiga do Campo será entregue em dezembro, ocasião em que a Associação reconhecerá as revendas e cooperativas agrícolas engajadas com projetos socioambientais e que contribuíram com as ações do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo dentro de sua área de atuação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também