Programa Soja Plus Bahia retoma suas atividades com enfoque no Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Publicado em: 11/03/2019 15:59:42

Como são geridos os resíduos sólidos das propriedades rurais e qual o destino deles? Essas também são preocupações do Programa Soja Plus, que, neste ano, retomou suas atividades com mais essa atribuição: orientar os agricultores a manusear corretamente os resíduos gerados nas fazendas.

Só no mês de fevereiro, a equipe do programa visitou 14 propriedades rurais entre os municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Correntina e São Desidério, situados nas bacias dos Rios Corrente e Grande. Ao todo, o grupo, formado por alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), percorreu mais de 40 mil hectares, para levar orientação e distribuir material informativo.

Durante as visitas foi aplicado o check list do programa, uma espécie de questionário que permite mensurar e até a caracterizar os resíduos produzidos em cada empreendimento rural. O dialogo com o produtor também ajudou a equipe a identificar as dúvidas e dificuldades de cada um e, assim, orientar corretamente sobre o que fazer para atender a legislação e suas condicionantes.

Os dados coletados serviram de base para a equipe elaborar um diagnóstico da região. Com base nele, o Centro Ambiental da Aiba vai traçar o plano de ação do programa para 2019. Uma reunião já foi realizada, a fim de discutir os números e traçar as estratégias.

Ascom Aiba