Presidente da Abapa se reúne com gestor da Embrapa Monitoramento por Satélite

Publicado em: 12/05/2017 17:02:22

O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, esteve reunido, nesta sexta-feira (12), com o Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Dr. Evaristo Eduardo de Miranda. Na ocasião, Busato o convidou para participar do desenvolvimento de um projeto de mapeamento das áreas de algodão para identificar o tamanho e a influência que a cotonicultura tem sobre a economia e a sociedade da região.

Segundo Júlio, Dr. Evaristo está prestando um enorme trabalho para o agricultor e para a agricultura brasileira. “Seu trabalho demonstra claramente o que está acontecendo  com a agricultura e a ecologia em nosso país, retirando as mistificações, achismos ou ideologias, simplesmente com a compilação e apresentação de dados reais e oficiais, que mostram claramente ao Poder Público e a toda sociedade, que o agricultor brasileiro, por sua conta, preserva 19% do território Nacional com biomas originais, já que o mesmo, comprou e pagou por essas terras, que segundo o Código Florestal Brasileiro, tem que ser preservadas”, disse o presidente. Dr. Evaristo é um dos coordenadores e principal responsável pelo trabalho que a Embrapa realizou sobre o Mapeamento Geográfico e Econômico  do Matopiba e que proporcionou melhor entendimento das dificuldades, deficiências e potencialidades dessa região.

Os últimos dados levantados pela Embrapa Monitoramento por Satélite, mostram que o Brasil tem 67% de sua área preservada, as cidades ocupam 3% do território nacional e somente 9% do território brasileiro é utilizado pelos agricultores para produzir alimentos. Quando somarmos tudo que está preservado, como reservas indígenas, mata atlântica, unidades de conservação, reservas legais, biomas como caatinga e pampa (esses últimos, preservados, mas explorados com algum tipo de pecuária extensiva), chegam a 80% do território brasileiro. “Com esses números, constatamos que estamos bem acima da média mundial de preservação ambiental, que é de 9% dos territórios nos países ricos, e que diante desse cenário e da necessidade de desenvolvimento do Brasil, temos potencial para avançar com sustentabilidade. Com este e outros trabalhos, a Embrapa e a equipe do Dr. Evaristo de Miranda, têm demonstrado com dados, que estão ao lado da verdade, da agricultura e dos agricultores brasileiros, e a eles dedicamos nossa gratidão”, ressaltou Júlio, que na ocasião, entregou o convite para que o gestor da Embrapa participe da 13ª edição da Bahia Farm Show.

Fonte: Abapa