Ministra lança Plano Matopiba na Bahia

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Ministra lança Plano Matopiba na Bahia

_MG_9737A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, lançou o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, no dia 15 de maio, no município de Luís Eduardo Magalhães (BA). Na ocasião, ela apresentou a produtores, associações rurais, políticos e pesquisadores, o potencial do Matopiba, região que foi formalizada, no dia 6, pela presidente Dilma Rousseff. Formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a região representa hoje cerca de 10% da produção de grãos no Brasil. É estratégico para o incremento da produção e da exportação agropecuária do país.

 Segundo a ministra, o governo federal pretende apoiar o crescimento sustentável da região com investimento em tecnologia e assistência técnica. “O governo está tendo a chance de acompanhar esse crescimento e promover verdadeiramente o desenvolvimento regional”, afirmou.

Kátia Abreu também falou sobre a questão do transporte da produção agrícola no estado. De acordo com ela, a Bahia tem uma demanda muito forte pela revitalização da BR-020, que tem 460 quilômetros sem asfalto. “Essa é a grande artéria que vai irrigar o abastecimento dos estados do Nordeste. Temos uma grande produção na região e o que precisamos é viabilizar e melhorar o escoamento até os mercados consumidores. Com o Matopiba e o apoio dos governadores e dos produtores, pretendemos realizar um levantamento dos projetos de todas as obras para fazer concessões ou utilizar o PAC 3 (instrumento do Governo Federal para atender a essas demandas)”.

A região

O Matopiba abrange 337 municípios e 31 microrregiões, num total de 73 milhões de hectares, com uma população estimada em 5,9 milhões.  O território apresenta a expansão de uma fronteira agrícola baseada em tecnologias modernas de alta produtividade. Hoje, o principal grão destinado à exportação é a soja, mas outras culturas começam a despontar na região, como o algodão e o milho.

O clima favorável, o perfil dos produtores e a legalidade de novas áreas a serem abertas trazem boas perspectivas para a região. Assim, a totalidade dos quatro estados deverá apresentar aumento de 7,9% na produção de grãos na safra 2015/2016.

Com informações Ascom Mapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também