Ministra debate proposta para o desenvolvimento do Matopiba

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Ministra debate proposta para o desenvolvimento do Matopiba

ministraA ministra da Agricultura, Kátia Abreu, discutiu na última segunda-feira (16), com secretários estaduais da Agricultura e da Indústria e Comércio dos quatro estados que compõem o Matopiba (formado por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o formato da futura agência de desenvolvimento da região. Também participaram da reunião, representantes da iniciativa privada e das instituições de pesquisa, de ensino e de promoção do desenvolvimento para apresentar o potencial do Matopiba na área agrícola.

Kátia Abreu pediu aos secretários contribuições sobre o modelo a ser adotado para a agência de desenvolvimento que deverá promover a inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica. Os secretários poderão enviar suas sugestões até 26 de março.

A ministra defendeu a participação iniciativa privada. “A experiência nos mostra que a mola propulsora de tudo são os empresários. A agência terá que trabalhar ao lado daqueles que gerarão emprego”, disse.

A região
O Matopiba abrange 337 municípios num total de 73 milhões de hectares. A produção de soja na região, por exemplo, saltou de 84 mil toneladas em 1993 para 7,6 milhões no ano passado. De acordo com dados do censo agropecuário, o Matopiba contribuiu em 2006 com 40,45% do valor total da produção agrícola no conjunto dos quatro estados. Em 1996, esse percentual era de 35,05%.

A região é como estratégica para o Ministério da Agricultura, que pretende apoiar o crescimento sustentável dos produtores locais com investimento em tecnologia e assistência técnica.

Ascom Aiba (com informações da Ascom Mapa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também