Mapa oficializa grupo para monitorar prática de refúgio

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Mapa oficializa grupo para monitorar prática de refúgio

mapaO Ministério da Agricultura oficializou nesta quinta-feira (25/9) a criação do chamado Grupo Técnico-científico de Manejo de Resistência (GTMR) para o monitoramento da eficiência da tecnologia Bt no Brasil. A Portaria nº 950, que entra em vigor a partir de hoje, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta.

Entre as principais atribuições do GTMR, está o monitoramento da utilização das áreas de refúgio. O grupo terá a função de assessorar o Ministério da avaliação das recomendações fornecidas pelas empresas de biotecnologia. E “quando necessário”, os integrantes podem “sugerir” adaptações.

Além disso, entre as funções definidas pela portaria, estão o intercâmbio de informações, realização de estudos sobre manejo de pragas e o acompanhamento do desempenho das tecnologias de resistência a pragas.

De acordo com o texto, a coordenação do Grupo será da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (SDA). Além da SDA, será formado por representantes das empresas de biotecnologia, entidades representativas dos setores de soja, milho e algodão e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Os representantes do GTMR serão designados pelo Ministro de Estados da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, destaca a portaria, segundo a qual o trabalho não prevê remuneração aos participantes do grupo.

Fonte: Revista Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também