Mapa lança o primeiro leilão de algodão em pluma

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Mapa lança o primeiro leilão de algodão em pluma

mapaO leilão de Pepro escoará 501 mil toneladas do produto

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) de 501 mil toneladas de algodão em pluma safra 2013/2014 no próximo dia 25 de setembro (quinta-feira). O produtor rural ou sua cooperativa deverão estar sediados nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí e São Paulo. Essas são as localidades em que os preços recebidos pelos agricultores estão abaixo do mínimo de R$ 54,90/arroba (15 quilos).

O leilão será realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento e está dividido em 9 lotes: Mato Grosso (291 mil t), oeste da Bahia (140 mil t), Goiás (24 mil t), Mato Grosso do Sul (18 mil t), Maranhão (9 mil t), Minas Gerais (8 mil t), Piauí (6 mil t), São Paulo (3 mil t) e Tocantins (2 mil t).

O participante do leilão deve comprovar a venda e o escoamento do algodão em pluma para localidade diferente da área de plantio ou quando a operação for realizada na mesma região de plantio, a sua venda e transformação em fio ou tecido por uma indústria de fiação.

O Pepro é uma operação cuja finalidade é incentivar o escoamento de um produto que se encontra em grande quantidade em uma região, com vistas a amenizar a pressão pela baixa dos preços. Para isso, o governo federal paga um prêmio econômico aos arrematantes do leilão que comprovarem o escoamento, mediante documentos específicos, para as localidades determinadas em edital.

Fonte: Mapa
Foto: Inor Assmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também