Inicia a Operação Safra 2018-19 no oeste da Bahia

Publicado em: 08/10/2018 16:06:00

O mês de outubro começa com mais segurança na região oeste da Bahia. Nesta época do ano o policiamento ganha reforço nas rodovias estaduais e estradas vicinais. É que com o início do plantio na região se intensifica o tráfego de veículos carregados com defensivos agrícolas, que são alvos de assaltantes, devido ao elevado valor das cargas.

Para combater a criminalidade e levar um policiamento ostensivo à zona rural, a Polícia Militar da Bahia inicia a Operação Safra 2018/19 no oeste do Estado. Durante seis meses, o efetivo policial deve percorrer mais de mil propriedades rurais em 12 municípios do oeste baiano.

Apesar de o lançamento oficial ser no próximo dia 18, desde o último dia 01 de outubro, as patrulhas já iniciaram as blitze e visitas às unidades produtivas, a fim de coibir toda movimentação suspeita. Na operação, são utilizadas viaturas e um helicóptero do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer), que fica de prontidão em sua base para decolar e fazer a varredura aérea, caso seja necessário.

Este é o quinto ano consecutivo que a operação é realizada na região, e desde a sua criação os índices de roubos de carga, assaltos às fazendas e agressões contra produtores e funcionários das fazendas diminuíram consideravelmente. Na última edição, por exemplo, houve o aumento de abordagem a suspeitos e de recuperação de cargas roubadas, bem como a ampliação de apreensão de armas, o que elevou o clima de segurança em toda área.

A Polícia Militar também dará apoio ao trabalho da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) no controle fitossanitário e no trânsito de produtos e defensivos químicos, com o intuito de garantir que a produção agropecuária do oeste do Estado continue a se desenvolver de forma pujante. Sob a coordenação do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), a ação envolve a Companhia de Policiamento Especializado – Cipe Cerrado, a 3ª Companhia de Polícia Rodoviária, a Rondesp, a CIPRV, CIPT e as 85 e 86 CIPMs.

A Aiba apoia a Operação Safra na parte logística, para que esses policiais, quando estiverem no campo, tenham todo o amparo possível para a realização das ações.

 

Ascom Aiba