Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Inaugurado o Complexo de Alimentos da Fazenda Modelo - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia


Inaugurado o Complexo de Alimentos da Fazenda Modelo

Publicado em: 20/11/2018 15:21:59

Uma parceria bem sucedida entre o Instituto Aiba (Iaiba), a Fundação Banco do Brasil e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) resultou na construção do Complexo de Pesquisa e Processamento de Alimentos do Oeste da Bahia (Cozinha Industrial), instalado na Fazenda Modelo Paulo Mizote, no Projeto de Irrigação Barreiras Norte, em Barreiras. Na última sexta-feira (9) foi a inauguração oficial do espaço, que, desde fevereiro, já é utilizado pelos alunos do curso de Nutrição da Ufob.

Além da cozinha industrial, o Complexo está equipado com um laboratório que permite o desenvolvimento de pesquisas e as atividades acadêmicas. “Nós temos propostas agregadoras para região, estamos trabalhando todos juntos para entregar profissionais para uma região que ainda tem muito potencial para ser explorada”, avalia a pró-reitora da Ufob, Adriana Migliorini.

O Complexo de Pesquisa e Processamento de Alimentos começou a ganhar forma em maio de 2017, quando foi assinado um convenio entre o Instituto Aiba, que cedeu o espaço físico, e a Fundação Banco do Brasil, que disponibilizou cerca de R$ 245 mil reais para a construção do empreendimento. A liberação do recurso se deu por intermédio do Projeto de Inclusão Social Produtiva da Fundação Banco do Brasil, em edital, lançado para todo o Brasil em março daquele mesmo ano. “Tenho muito orgulho de trabalhar em uma empresa que exerce uma parte social tão importante assim. Participei desse projeto desde do início, e acompanhar de perto essa concretização é muito gratificante”, conta a gerente do Banco do Brasil, Natalia Parente.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, explica que a parceria também beneficia os alunos do Programa Jovem Aprendiz Rural, pois “acoplado à Cozinha Industrial está o refeitório com capacidade para atender a todos os alunos”, destacou.

O vice-presidente da Aiba, Luiz Pradella, reforçou que para a construção da cozinha foi preciso a união de várias instituições. “A Fundação do Banco Brasil é muito importante para construção do Complexo, mas não podemos deixar de destacar a parceria existe entre Aiba, Abapa, Ufob, SPRB, Aproban, Fundeagro e todos os produtores que contribuíram para tornar esse momento em realidade,  a exemplo do produtor Valter Gatto, que contribuiu até com o transporte dos equipamentos”, observou.

 

Ascom Aiba