Gestão dos recursos hídricos será debatido em seminário internacional em Brasília

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Gestão dos recursos hídricos será debatido em seminário internacional em Brasília

irrigação-capaUm dos temas mais discutidos da atualidade, por gestores públicos, produtores rurais, ecologistas, pesquisadores e de grande interesse para toda a sociedade, a gestão dos recursos hídricos vai ser debatida, no dia 18 do próximo mês de agosto, em Brasília, no Seminário Internacional “Água em Debate – Uso sustentável da água na agricultura – desafios e soluções”, organizado pelo Time Agro Brasil e pelo Sistema CNA.

O encontro vai reunir representantes de entidades e órgãos governamentais, produtores rurais, especialistas brasileiros e mostrar experiências de outros países que enfrentaram grandes desafios para garantir o fornecimento de água em situações de escassez. O Seminário vai trazer também casos bem sucedidos de utilização racional da água na atividade agrícola brasileira.

Avi Aharoni (Merkorot, Israel National Water Company), vai apresentar a experiência de Israel, um dos mais emblemáticos países no que se refere ao aproveitamento da água.

Glenda Humiston, (Director of Wastewater and Reuse Department – California State, Director at the U.S. Department of Agriculture) traz a experiência da gestão de água para a agricultura, em tempos de escassez nos Estados Unidos, em especial no Estado da Califórnia.

O brasileiro Marlos de Souza, diretor da Divisão de Políticas e Planejamento da Bacia de Murray-Darling, na Austrália, vai falar sobre o sucesso na administração dos recursos hídricos daquele país.

O Seminário também vai trazer a opinião de produtores rurais e representantes do governo nos debates. Os seguintes temas serão abordados: “Uso sustentável e racional da água na propriedade rural”; “Tecnologias de irrigação”; “Governança da água. Experiências internacionais em debate. Os mecanismos de governança da água no Brasil, EUA e Israel”, e “Desafios à gestão da água na agricultura – uma visão política”.

O evento vem despertando interesse pela oportunidade do assunto, no momento em que a sociedade reflete sobre o que está sendo chamado de “crise hídrica do País” e, em razão do alto nível dos palestrantes e debatedores, entre os quais se incluem Lineu Neiva Rodrigues, pesquisador da Embrapa Cerrados; Boaz Albaranez, adido Econômico de Israel em São Paulo; Cristiano Zinato, diretor da Secretaria de Irrigação do Ministério da Integração Nacional; Demetrios Christofidis, coordenador Geral de Infraestrutura Rural e Logística da Produção do Ministério da Agricultura/MAPA; Nelson Ananias Filho, Coordenador de Sustentabilidade da CNA. A experiência dos produtores vai ser representada por Alécio Maróstica, produtor irrigante em Cristalina (GO), e José Cisino, da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e João Isidoro Viegas da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação Arroio Duro (RS).

O seminário terá tradução simultânea e transmissão online, pela internet. As inscrições são limitadas e estão abertas no site da CNA http://www.canaldoprodutor.com.br/

Assessoria de Comunicação CNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também