Fundesis ajuda a mobiliar o Lar Esperança

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Fundesis > Fundesis ajuda a mobiliar o Lar Esperança

FUNDESIS - CAPAO Lar Esperança – entidade que abriga crianças e adolescentes vítimas de abandono, maus-tratos e de violência sexual, em Barreiras – está mais estruturado. Graças ao apoio do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), que destinou R$ 30 mil, através do edital 2015, a instituição adquiriu equipamentos importantes para proporcionar aos internos mais conforto, comodidade e lazer. A cerimônia de “prestação de contas” e apresentação das aquisições foi realizada nesta segunda-feira (11), e contou com a presença do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato; do gerente geral do BNB de Barreiras, Francisco Carlos da Silva; e da coordenadora do Fundesis, Makena Thomé.

Segundo a presidente do Lar, Virgínia Oliveira, o recurso foi destinado para a compra de armários; bancada para sala de jantar; mesas e cadeiras; ventiladores; computadores; caixa de som; longarina de três lugares e um parque infantil completo, contendo gangorra, gira-gira, balanço, escorregador e cama elástica. O projeto total custou R$ 36 mil e entidade entrou com uma contrapartida de 20%, sendo o restante custeado pelo Fundo.

“Devemos tudo ao Fundesis, pois se não fosse ele nós não funcionaríamos dignamente. Antes de sermos contemplados, as roupas das crianças eram guardadas em caixas de papelão. Agora, temos armários, camas, mesas, cadeiras, geladeira e toda estrutura para prestar um atendimento humanizado”, disse, ressaltando que esta é a segunda vez que a entidade é contemplada com o edital para aquisição de mobiliário.

Durante a visita, o presidente da Aiba parabenizou os voluntários e todos os parceiros que se dedicam à instituição. “São pequenos atos que geram grandes soluções. Se cada um fizesse a sua parte o mundo seria muito melhor. O Fundesis é justamente isso: o produtor rural contribuindo para melhorar os indicadores sociais da região que ele escolheu para viver e criar a sua família. O que o Fundesis e a Aiba fazem é proporcionar a estrutura necessária para manter o importante trabalho de pessoas como vocês. Isso é que me dá combustível para seguir em frente”, destacou.

A fala do presidente da Aiba foi endossada pelo gerente do Banco do Nordeste, instituição parceira do Fundesis no projeto. “Essas pessoas que atuam aqui são anjos que fazem jus ao nome desta casa e dão esperança às pessoas que aqui chegam”, completou Francisco Carlos da Silva.

A coordenadora do Fundesis, Makena Thomé, destacou que este é apenas um dos 84 projetos contemplados pelo Fundo. “É gratificante chegar aqui e ver onde está sendo aplicado cada centavo do recurso destinado e ver que o bem pode ser multiplicado, pois, antes do Fundesis, o Lar atendia apenas oito crianças e hoje já abriga 20. Tenho muito orgulho de estar à frente de um projeto sério que tem contemplado diversas instituições em várias cidades do Oeste baiano”, ressaltou.

Sobre o Lar Esperança:FUNDESIS- MEIO

O Lar Esperança é uma entidade filantrópica, situada na Costa Rica, nº 58, no bairro Vila Rica, em Barreiras. Atualmente, atende 20 crianças e adolescentes, de um ano e meio a 17 anos de idade, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, após identificar a situação de vulnerabilidade social das vítimas.

O Lar oferece mais que abrigo, mas todas as refeições e o apoio psicológico e emocional para enfrentamento dos traumas. Para isso, são mantidos os cuidados (pai e mãe social), uma assistente social, uma psicóloga, uma psicopedagoga, uma monitora, além dos voluntários que se dedicam à causa.

Todos os internos são matriculados em instituições de ensino e frequentam regularmente às aulas, obtendo um bom desempenho escolar. Através de algumas parcerias, a instituição oferece no turno oposto às aulas reforço escolar e cursos de violão, dança e natação, além de atividades de lazer.

Como o nome já diz, o Lar abriga a esperança de um futuro melhor para as crianças e adolescentes atendidas. A entidade funciona em uma casa de aluguel e sobrevive basicamente de convênios e doações.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também