Fundação Bahia busca parceria na UESB

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Fundação Bahia busca parceria na UESB

fundA Uesb recebeu na manhã desta quarta-feira, 4, a visita de dois representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia), com sede em Luis Eduardo Magalhães. O objetivo é estabelecer parcerias entre professores e estudantes no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos técnico-científicos nas áreas de cafeicultura, soja, milho e algodão.

“Estamos buscando aqui na Uesb, através de pesquisas com os professores, dar mais sustentabilidade à cafeicultura no oeste da Bahia, gerando pesquisas na área de entomologia, fisiologia, nutrição, irrigação, fitopatologia e, com isso, ao longo do tempo, produzir com mais respaldo”, informou Marcos Pimenta, consultor da cultura do café da Fundação Bahia.

Para a vice-presidente da Fundação, Zirlene Pinheiro, é uma oportunidade de crescimento e de auxílio aos produtores da região do Oeste. “Estamos propondo essa parceria para profissionais e pesquisadores de renome. A gente está acreditando que essa união com a Universidade só vai trazer benefícios para nós da região”, destacou Pinheiro, que também faz parte da diretoria da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

A professora Maria Aparecida Castellani, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Agronomia, avaliou a importância das futuras ações com os novos parceiros. “É extremamente importante, principalmente, para o Programa. Nós temos várias dissertações e teses, e futuros alunos poderão desenvolver seus trabalhos de pesquisa numa região diferente da nossa realidade para que possamos acumular novas experiências e contribuir para a geração de conhecimentos científicos aplicáveis à melhoria do sistema de produção”, explicou.

Segundo a docente, nesse primeiro momento, as atividades focam no trânsito de pesquisadores conhecendo a região Oeste e depois irão se expandir para discentes da pós-graduação, mestrandos e doutorandos, e também da iniciação científica, vislumbrando a possibilidade de estágios em áreas específicas das culturas mais importantes daquela região.

Fonte: Ascom Uesb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também