Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável debate novos modelos de produção - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia


Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável debate novos modelos de produção

Publicado em: 09/08/2019 20:21:05

Terceira edição do evento reúne agricultores e especialistas no tema

Sob o tema “A revolução verde”, o 3º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável reuniu, entre os dias 5 e 7 de agosto, em Campo Grande, capital Sul-mato-grossense, produtores rurais de todo o País, para discutir modelos de produção agrícola de baixo impacto. Representando a Bahia, o produtor rural Luiz Pradella, que é conselheiro da Aiba e vice-presidente da Febrapdp, participou dos três dias de evento.

“Foi um evento bem estruturado, que agregou mais de 600 inscritos não só do Brasil como de outros países, em palestras, mesas redondas e muitas discussões para se pensar um novo modelo de produção agrícola com menor custo para o produtor e menor impacto ambiental, a exemplo de adição de pó de rocha como fertilizante, uma matéria-prima abundante no Brasil, que tem grandes reservas, mas pouca utilização embora tenha eficácia comprovada em pesquisas da Embrapa e a literatura já cite o método desde 1860”, pontuou Pradella, avaliando positivamente o encontro.

Segundo ele, o foco maior foi na agricultura de grãos, mas o Fórum abordou também a produção de frutas com menor teor de químicos em seu sistema de produção. Para dialogar com as esferas do governo sobre sustentabilidade no campo, foi criada entidade jurídica, o GAAS (Grupo de Associados da Agricultura Sustentável).