Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Fazenda Modelo será sede do primeiro curso Técnico em Agronegócio - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Fazenda Modelo será sede do primeiro curso Técnico em Agronegócio

Publicado em: 12/02/2019 15:14:22

O setor agrícola deu mais um importante passo para a qualificação dos jovens aprendizes e de candidatos a uma vaga no mercado do agronegócio: Barreiras será sede do primeiro curso técnico de nível médio na modalidade à distância, oferecido pelo Senar, através de polos de apoio presencial, mediante parceria com Administrações Regionais. O anúncio foi feito, na quinta-feira (7), na sede da Fazenda Modelo Paulo Mizote, durante a certificação de 42 jovens aprendizes e a integração de outros 71 novos contratados para o curso de aprendizagem.

A sala de Polo E-Tec Brasil de Educação à Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foi inaugurada em outubro de 2018, no ambiente controlado da Fazenda Modelo, em Barreiras, e além de ampliar e familiarizar os jovens aprendizes com a tecnologia da agricultura de precisão, também será utilizada para o primeiro Curso Técnico de Agronegócio de Barreiras. “O objetivo é aproximar cada vez mais os profissionais que desejam continuar os estudos voltados para a agropecuária e não podem se deslocar para os grandes centros. E o melhor de tudo é que o curso é 100% gratuito. Tenho certeza que a cada dia teremos profissionais muito mais qualificados na área rural. Há uma máxima popular bem interessante que diz: antes quem não estudava ia para a roça, hoje que não estuda não vai para a roça’’, pontua o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), Moisés Schmidt.

O anúncio do novo curso se deu em meio à formatura das 15ª e 16ª turmas do Curso de Supervisão Agrícola. Os jovens aprendizes Izael da Silva e Najara Oliveira, que acabaram de ser certificados, pretendem dar continuidade aos estudos. Ambos se inscreveram para concorrer a uma das 60 vagas da primeira turma 2019.1 “Conclui os 10 meses do curso de Jovem Aprendiz e logo em seguida conseguir uma vaga no Curso de Técnico Agrícola é um sonho que desejo realizar”, conta Izael. Os interessados em ingressar nesta formação, devem fazer a inscrição virtual, até o dia 14 de fevereiro, no site do Senar (www.senar.org.br/etec).

Também visando o aperfeiçoamento técnico-profissional, a estudante Najara disparou: “Já temos a qualificação de supervisor agrícola. Em paralelo, foram ofertados o curso de classificação de grãos, curso de monitor de pragas, dentre outros.  Querendo ou não, quando esses cursos se complementam, torna-se algo muito valioso. Com essa base somada ao novo curso que iniciará em breve, seremos profissionais de alto nível”, avalia.

 Integração de duas novas turmas

Dos 71 jovens que ingressaram, ontem, nas 17ª e 18ª turmas de Supervisão Agrícola na Fazenda Modelo, um fato chamou atenção: pelo menos 15 deles são oriundos do município de São Desidério, a 27 km de Barreiras. O acesso destes só foi possível graças a uma parceria bem-sucedida entre a prefeitura daquela cidade, que disponibilizou o ônibus para levar os estudantes às aulas, e o Grupo Xingu, que os contratou na modalidade “jovem aprendiz”. “Apresentamos o projeto para os investidores do Grupo Mitsui (Japão) e eles se convenceram de que não se trata mais do cumprimento da Lei, mas de uma formação profissional para suprir a demanda de recursos humanos qualificados para o grupo. Essa é uma reponsabilidade social que dividiremos com a prefeitura de São Desidério para oferecer oportunidade aos jovens daquela região”, explica o coordenador de Recursos Humanos do Grupo Xingu, Emerson Oliveira.

Outra novidade é a parceria com a empresa de sorvetes Aspen, que implantou o projeto “Pop Amigo”, uma espécie de teste de confiança. Foi disponibilizado um freezer com picolés no corredor da Fazenda Modelo. Sem vendedor nem câmera de vigilância, o aluno pode se servi mediante o pagamento de R$ 2 por unidade. O valor deve ser depositado em uma urna disponível ao lado do freezer. A prestação de contas acontecerá todos os finais de semana, com índice de avaliação de taxa de esquecimento. “O Projeto Pop Amigo é um projeto social, uma maneira de conscientizar o trabalhador e nada melhor que comece aqui com vocês que estão tendo a oportunidade do primeiro emprego. Isso é um incentivo a honestidade”, afirma Schmidt.

Ainda sobre convênios importantes, o superintendente do Instituto Aiba (Iaiba), Helmuth Kieckhöfer, informou sobre parceria entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a empresa de irrigação NaanDanJain Brasil, que resultará na instalação de um dos mais modernos sistemas de irrigação na Fazenda Modelo Paulo Mizote. “Será implantado, aqui, um sistema de irrigação por gotejamento e aspersão. Então, os jovens da 17ª e 18ª turma terão a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento prático, uma vez que a grade curricular do Senar prevê noções de agricultura irrigada. Os jovens que estão na capacitação profissional, devem ter sempre em mente que não são estudantes, aqui são trabalhadores”, pontua.

Criado há seis anos para cumprir o que determina a legislação, o Programa Jovem Aprendiz Rural é fruto de uma parceria entre o Aiba/Iaiba, SPRB, Senar/Faeb, Abapa, Codevasf, prefeitura de Barreiras e os produtores rurais do oeste baiano. Além de atender o dispositivo legal, o programa atende às demandas do mercado regional por profissionais qualificados no setor agrícola.

 

Ascom Aiba