Embrapa lança nova variedade de soja resistente a nematóides

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Embrapa lança nova variedade de soja resistente a nematóides

sojaA BRS 7980, cultivar de soja não-transgênica desenvolvida a partir do cruzamento de variedades do banco de germoplasma foi lançada pela Embrapa. A principal característica é a resistência a nematoides, presente nas lavouras do grão de todo o país.

A cultivar já foi validada nas áreas do cerrado, em Mato Grosso, Goiás, Bahia e no Distrito Federal e apresentou boa estabilidade, alta produtividade de grãos e resistência a pragas.
“O nematoide é uma praga que causa um prejuízo silencioso nas lavouras. Normalmente estão presentes em todas as lavouras do país, mas os produtores não conseguem detectar facilmente a presença dessa praga”, explica o pesquisador da Embrapa Cerrados, Sérgio Abud.

Segundo ele, a utilização da variedade a BRS 7980 eleva os níveis de produtividade acima de 60 sacas por hectare, baixando a população de nematoide do solo para níveis que consegue se no futuro até mesmo voltar a outras cultivares de soja

A soja BRS 7980 tem ciclo de 110 a 120 dias e já pode ser encontrada em sementeiros parceiros da empresa.

“Os sementeiros parceiros da Embrapa, através da Fundação Bahia e da Fundação Cerrado, já dispões de sementes dessa cultivar para essa próxima safra”, diz Abud.

Fonte: Canal Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também