Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Dirigentes e cooperados da Cooperfarms participam de intercâmbio no Paraná - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Dirigentes e cooperados da Cooperfarms participam de intercâmbio no Paraná

Publicado em: 14/02/2019 12:28:30

Visando novas oportunidades de negócios e a intercooperação, uma comitiva baiana formada por 17 dirigentes de cooperativas agropecuárias, dentre os quais diretores e cooperados da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms), esteve na última semana, entre a terça-feira (04) e a quinta-feira (07), no estado do Paraná, participando de um intercâmbio de boas práticas cooperativistas.

A iniciativa liderada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) faz parte de uma série de ações do Fórum Baiano das Cooperativas do Agronegócio, – uma agenda estratégica do segmento voltado ao setor.

Na agenda da delegação baiana, visitas à feira Show Rural, – um dos principais eventos difusores de tecnologia agropecuária do país, organizada pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Copavel) e às cooperativas Agroindustrial Consolata (Copacol), em Cafelândia, Cooperativa Agroindustrial (C.Vale), no município de Palotina e a Lar Cooperativa Agroindustrial, em Medianeira.

De acordo com o presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, um dos objetivos da missão era conhecer o modelo de gestão cooperativista adotado pelas cooperativas paranaenses e a partir deste contato extrair as melhores experiências e adaptá-las ao grupo. Segundo ele, o intercâmbio possibilitou um amplo debate sobre o que é importante para o ramo agropecuário de forma estratégica. “Essa intercooperação organizada pelo Sistema OCEB permitiu ao grupo, independentemente dos modelos centrais aos quais suas cooperativas estão vinculadas, agregar novos conhecimentos aos processos de gestão, na verticalização da produção, no processo sucessório familiar e no engajamento dos cooperados com a cooperativa”, disse Marcelo. “Toda essa experiência servirá de referência na tomada de decisão no dia a dia das cooperativas e no próprio andamento do Fórum”, enfatizou.

Sobre o Fórum – Consolidado no ano de 2017, a ideia do Fórum é aumentar a sinergia entre as cooperativas baianas e futuramente, após reconhecidas suas particularidades e generalidades, operar entre si, aumentando o nível de cooperação e o ganho de escala no mercado, melhorando a eficiência e a renda do cooperado.

Além da Cooperfarms, atualmente, também compõem o Fórum outras cinco cooperativas: Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste), Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo (Coopardo), Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), Cooperativa Agrícola Gandu Ltda (Coopag) e Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda (Coopmac), atendendo três cadeias produtivas: grãos, café e cacau.

 

Fonte: Cooperfarms