Curso de processamento de alimentos já entrega produtos no comercio de Barreiras

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Jovem Aprendiz > Curso de processamento de alimentos já entrega produtos no comercio de Barreiras

Pensando no desenvolvimento da região e principalmente na qualidade dos alimentos ofertados no mercado, está sendo desenvolvido no Complexo de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Cozinha Industrial), na Fazenda Modelo Paulo Mizote, desde o último mês de maio, minicursos que beneficiam os pequenos agricultores do Perímetro Irrigado Barreiras Norte, em Barreiras. A terceira turma foi finalizada na quarta-feira (05). O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Aiba.

Durante as aulas práticas, os participantes produziram bolos, brigadeiros, sorvetes, entre outros alimentos, utilizando como matéria-prima a biomassa da banana. Além de preparar os produtos, os alunos ainda receberam noções de marketing administrativo, repassada pelo professor de Administração da Ufob, Pedro Felipe da Costa Coelho, já pensando na comercialização dos mesmos.

O projeto ainda não foi finalizado, mas já começou a apresentar resultados para a comunidade. A produtora de bananas Edilza Torres está produzindo e comercializando doces caseiros a partir das receitas e dicas comerciais desenvolvidas no curso. “Ainda estamos no início, mas agora temos uma nova perspectiva. Já estamos distribuindo comercialmente para o mercado Sacola Cheia e nas feiras da cidade, e agregamos valor ao nosso produto que antes era desperdiçado”, pontua.

Um dos idealizadores do projeto, o professor de nutrição da Ufob, Marcos Vidal, se surpreendeu com o empenho e seriedade que os participantes demonstraram durante os cursos já ministrados. “Esse é o verdadeiro objetivo do curso: ajudar essas comunidades, famílias, a agregar o valor naquele alimento que cultivam com tanto empenho, estou muito feliz com a repercussão”.

A última etapa do curso será realizada entre os dias 16 e 17 de outubro e será trabalha do o aproveitamento integral dos alimentos.

 

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também