Com ajuda dos agricultores baianos, Caaf passa por ampla reforma

Publicado em: 21/06/2018 10:43:18

Quem planta o bem só colhe coisas boas. Seguindo essa lógica, a Casa de Apoio e Acolhimento Fraterno (Caaf), que acolhe familiares de pacientes em tratamento em Barreiras, achou quem retribuísse tanta generosidade espalhada. A entidade foi contemplada com R$ 30 mil do Fundesis, um Fundo mantido pelos produtores rurais do oeste da Bahia em parceria com o Banco do Nordeste. Com o valor, foi possível fazer uma ampla reforma na parte estrutural da sede, visando transformar o ambiente em um local mais aprazível, capaz de proporcionar conforto às pessoas que vêm de longe e não podem pagar hospedagem e alimentação.

Durante a inauguração simbólica do novo ambiente, na última sexta-feira (15), a produtora rural Eliza Zanella ficou emocionada ao ver como o recurso do Fundesis está sendo bem empregado. “Esse momento serve como uma reflexão para nossas vidas. Achamos que o pouco ou muito investido não irá fazer tanta diferença, aí nos deparemos com esses momentos que nos mostram o quão importante é contribuição para Fundo”, avalia.

Essa contribuição garante a manutenção do benefício. A entidade, por exemplo, já foi contemplada outras vezes pelo Fundesis. A coordenadora da Caaf, Raquel dos Santos, lembra que há 11 anos os produtores rurais doaram recursos para a construção da sede própria, que antes funcionava em um imóvel alugado no centro da cidade. “Sou extremamente grata a essa categoria por tudo que ela vem fazendo por nós desde 2007. Devemos a eles não só parte física da Casa, como também boa parte da mobília do refeitório que foi adquirida através dos recursos liberados pelo Fundesis”, ressaltou.   

O Fundesis é mantido através das doações realizadas pelos produtores rurais associados da Aiba. Em 12 anos, foram investidos cerca de R$ 4 milhões em mais de 100 projetos sociais da região. Uma verdadeira “semente de efeito multiplicador”, como definem o presidente do Fundo, Celestino Zanella, e a coordenadora, Makena Thomé, ao lembrarem que mais de 50 mil vidas já foram transformadas direto e indiretamente com ações do Fundo.

Sobre a Caaf – Além do acolhimento diário de familiares de pacientes oriundos de outras cidades da região, oferecendo abrigo e alimentação, a unidade também faz a distribuição de sopa, duas vezes por semana, às famílias carentes do bairro de Santa Luzia, onde a instituição está inserida. Aos sábados, são atendidas mais de 30 crianças para um momento iterativo, unindo educação e descontração.

 

Ascom Aiba