Caminhões com destino ao Porto de Santos serão rastreados

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Caminhões com destino ao Porto de Santos serão rastreados

caminhaoNeste segundo semestre, começa a funcionar em caráter experimental um sistema automatizado para controlar o fluxo de caminhões graneleiros com destino ao Porto de Santos. O objetivo é sincronizar o recebimento das cargas com a chegada dos navios e, portanto, agilizar o processo de escoamento da safra agrícola brasileira, informa a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Novo sistema vai controlar o fluxo de caminhões graneleiros com destino ao porto.

O controle será feito por dispositivos de identificação instalados nos caminhões, que serão monitorados através de sensores e câmeras ao longo do percurso. Para isso, antenas serão instaladas nas rodovias que ligam os estados produtores de grãos até o Porto de Santos e uma central de controle dentro do terminal portuário irá gerenciar o fluxo da origem até o destino.

O sistema deve funcionar em definitivo já na safra de 2015 e será um complemento ao controle por agendamento, implementado neste ano para evitar os congestionamentos e as longas filas de caminhões vistas no Porto de Santos no ano passado.

Este ano, o escoamento de grãos pelo Porto de Santos foi mais tranquilo. Muito em virtude da implementação do sistema de agendamento, mas também por um fluxo menor embarcado no porto. De acordo como números fornecidos pela Codesp, neste primeiro semestre houve uma redução de 1,6% nos embarques de carga. No setor agrícola, destaque para a redução dos embarques de açúcar: 7 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2014 contra 8.2 milhões toneladas no mesmo período de 2013.

Fonte: UAGRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também