Aiba integra comitiva barreirense que irá à China para intercambio comercial

Publicado em: 06/02/2019 18:22:18

Representando a cadeia produtiva do Oeste da Bahia, a Associação de agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) vai integrar a comitiva barreirense que visitará a China, no próximo mês de abril, em busca de intercâmbio comercial. O convite foi feito pelo presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (Faceb), Clóves Cedraz, que visitou a sede da Associação na última segunda-feira (4).

O objetivo é fortalecer a relação comercial entre o país asiático e o oeste da Bahia, representado por chefes do executivo de pelo menos 10 municípios da região, além de representantes de entidades de classe do agronegócio, da indústria e do comércio.

“Nós estamos levando 10 municípios da Bahia ao encontro de cerca de 70 empresários chineses que desejam investir no Brasil. O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, o secretário Carlos Costa mostraram a preocupação em reunir os investidores, que também estão de olho na vocação agrícola da região e no aproveitamento da produção de algodão”, comentou Clóves Cedraz.

A intenção é mostrar o potencial de Barreiras como polo de serviços, comércio, educação e produção agrícola. A viagem é uma oportunidade diferenciada aos interessados em comprar ou vender no mercado chinês.

“Hoje estamos aqui consolidando nossa proposta para missão à China, a Prefeitura de Barreiras já confirmou presença e queremos contar com investidores e empreendedores que pensam em somar para trazer empresas que vão gerar emprego e renda a nossa cidade”, disse Carlos Costa, secretário de indústria, comércio e serviços.

Segundo o presidente interino da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, os produtores rurais do oeste baiano sempre atuaram em parceria com o poder público nas demandas de interesse da população.

“Não medimos esforços na busca pelo fortalecimento da agricultura e do comércio da região, segmentos que trazem desenvolvimento e aquecem nossa economia. Neste sentido, é com muita alegria que recebemos o convite para integrar a caravana que irá à China. O setor agrícola já tem uma relação estreita com o país asiático e agora vamos estender isso de maneira que contemple o oeste”, ressaltou Odacil.

Ainda em recuperação de um acidente, quando tentou socorrer tripulantes de uma aeronave que pegou fogo após a queda, o presidente da Aiba, Celestino Zanella, fez questão de participar da programação e foi recepcionado com aplausos.

O prefeito Zito Barbosa anunciou a visita da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a Barreiras e reafirmou a parceria com entidades como Abapa, Aiba e CDL. “Encaminhamos alguns dados sobre o município com a ajuda das associações e está prevista para este mês a visita da ministra da agricultura, para que ela possa conhecer o potencial de Barreiras, da nossa região oeste, e encaminhar nossas demandas ao governo Federal”, enfatizou Zito.

 

Ascom Aiba