Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Bahia Farm Show é espaço para troca de experiências e aprendizado - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia


Bahia Farm Show é espaço para troca de experiências e aprendizado

Publicado em: 01/06/2019 19:24:58

Estudantes buscam no evento, informações técnicas e novos conhecimentos

O universo da Bahia Farm Show está, a cada ano, mais amplo e diversificado. Enquanto produtores do centro-oeste e do norte-nordeste buscam oportunidades para realizar bons negócios, estudantes, técnicos e instituições do setor educacional demonstram crescente interesse pela feira. Grupos de estudantes dos cursos de engenharia agronômica, técnica agrícola, comércio e agronegócio de escolas federais, estaduais e particulares estão em maior número, a cada edição.

Priscila Coutinho, engenheira agrônoma e professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, considera de grande importância o envolvimento dos alunos, principalmente dos cursos relacionados ao segmento da agropecuária, com as atividades realizadas da Bahia Farm Show. “Nós trouxemos alunos dos campi de Guanambi e Bom Jesus da Lapa para o evento. É muito importante que nossos alunos participem da Feira para que compreendam esse mercado e as inovações que surgem no agronegócio. Eles estão encantados com a diversidade de tecnologias, como as empregadas nas máquinas agrícolas, no controle biológico, e nos diversos nichos onde eles podem, inclusive, vir a trabalhar no futuro”, comentou.

Outro grupo, com 16 alunos, veio do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), de Santa Maria da Vitória. O estudante Luan Viana Santos, do 4º ano do curso técnico de Agropecuária, falou sobre a experiência vivida na Bahia Farm Show. “Essa é a minha primeira visita a Luís Eduardo Magalhães. Tive uma surpresa quando cheguei, porque a Feira é muito maior do que eu imaginava, com empresas regionais, nacionais e de outras partes do mundo. Aprendi muita coisa por aqui. Na passagem eu pude sanar muitas dúvidas sobre assunto que a gente estuda na escola. Há uma boa troca de informações e de conhecimentos”, afirmou.

Lorena Rodrigues Amora, que cursa Agronegócio no CETEP de Barreiras, também esteve no evento pela primeira vez. “A Bahia Farm Show foi um mundo totalmente novo para mim, que estou no início do curso. A gente, lá da escola, queria vir para ver na prática a forma como o agronegócio acontece e as inovações da tecnologia agrícola. Em vários estandes nós aprendemos sobre a escolha nutrientes, sementes e a forma de uso. Aqui eu aprendi também como cuidar da plantação de forma orgânica e sobre o uso correto dos defensivos químicos, sob uma margem de segurança. Vou levar essa informação para minha família, que trabalha com agricultura familiar”, disse a estudante, que teve também uma palestra sobre o descarte de embalagens de produtos químicos. A Bahia Farm Show será encerrada neste sábado (1º).

Ascom Bahia Farm Show