Aiba se reúne com associados da Coaceral

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba se reúne com associados da Coaceral

Representantes da Aiba, incluindo o presidente em exercício, Luiz Pradella, estiveram, na noite desta quarta-feira (27), na comunidade de Coaceral para tratar e conhecer as principais demandas dos associados desta localidade, além de apresentar as ações institucionais e políticas da Associação. O encontro faz parte da Aiba Itinerante, uma iniciativa da entidade para chegar mais perto do associado, através de uma série de reuniões que acontecem em todas as comunidades agrícolas do oeste da Bahia.

Como na maioria das comunidades, a pauta principal foi a infraestrutura. Os agricultores da região estão contentes com a recuperação dos 78km da BA-225, mas se preocupam com a manutenção da rodovia. Pradella, que esteve no mês de agosto com o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, relatou que foi fechado um contrato de manutenção de 05 anos e que as obras devem começar ainda neste mês de setembro, garantindo a qualidade da estrada para as próximas safras.

Outra reinvindicação dos produtores locais, e que se arrasta há anos, diz respeito à energia elétrica na região. Mesmo sendo a maior região produtiva do Estado, a Coaceral não possui uma subestação que atenda de forma efetiva as propriedades rurais.

“Estou aqui desde 1986 e até hoje não temos energia elétrica suficiente para ampliar nossa propriedade com um silo, por exemplo”, expôs o produtor rural, Ademir Marcon.

Segundo Pradella, a Coelba orienta que agricultores e empresários da região manifestem o interesse de receber a energia para que o Estado faça o investimento na construção da subestação de São Marcelo, que atenderia a comunidade. “A Aiba, juntamente com a Coelba, irá recolher esses dados junto aos produtores, para levantar a necessidade de cada um e, assim, provar a urgência da subestação de São Marcelo para a região”, disse o presidente.

Também entraram na pauta de discussão temas como Soja Plus, Estudo Hídrico do Aquífero Urucuia e o Programa Fitossanitário da Soja, que reforçou a necessidade da adesão dos agricultores ao combate à Ferrugem Asiática. Material informativo e uma ficha de adesão ao programa foi distribuído aos participantes.

A reunião contou, ainda, com a participação do prefeito e secretários do município de Formosa do Rio Preto, o qual a comunidade de Coaceral pertence, que reforçou o apoio aos agricultores da região e se comprometeu a auxiliar a Aiba, principalmente, nas questões das estradas e energia.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também