Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Aiba e Iaiba participam de ações comemorativas à Semana do Agricultor - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia


Aiba e Iaiba participam de ações comemorativas à Semana do Agricultor

Publicado em: 28/08/2019 15:27:51

Na semana dedicada à atividade agrícola, em alusão ao Dia do Agricultor, comemorado no último domingo (28), entidades do agronegócio levaram informação às comunidades, desmitificando o vilanismo atribuído ao profissional que cuida da terra para extrair dela o alimento que sacia a fome da humanidade. O tema sustentabilidade deu a tônica da programação traçada pela Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras. Equipes técnicas da Aiba e do Iaiba ensinaram práticas conservacionistas, como cuidado com o solo e com as águas, para o desenvolvimento de uma agricultura de baixo impacto.

A irrigação inteligente foi pauta do encontro. Analistas falaram das técnicas capazes de suprir a demanda hídrica das plantas fazendo pouca pressão aos recursos naturais. Na ocasião, foi apresentado um sistema de irrigação por gotejamento, doado pela empresa NaanDanJain a pequenos produtores do perímetro Barreiras Norte, para exemplificar a maneira de otimizar a água durante a irrigação das hortaliças.

A ideia é mostrar que a agricultura, seja ela de pequena, média ou larga escala, precisa de água para produzir, logo, em regiões com pouca regularidade de chuva como o Oeste da Bahia, é impossível se produzir o ano inteiro sem recorrer à irrigação. Os sistemas, entretanto, podem ser grandes aliados do produtor e do meio ambiente.

“A Aiba está sempre em alerta, buscando, através de pesquisas e parceiros, tudo que possa promover um equilíbrio entre o agricultor e o meio ambiente, por isso quando surgem oportunidades de conversar diretamente com o agricultor, seja ele pequeno, médio ou grande, fazemos questão de estarmos presentes”, declara o analista ambiental da Aiba, Danilo Cardoso.

Na ocasião, a Associação apresentou aos visitantes seus projetos institucionais e reforçou as ações que vêm desenvolvendo no âmbito social, econômico e, principalmente, no ambiental, como por exemplo o Projeto de Recuperação de Nascentes, que têm ajudado a recuperar e manter vários olhos d’água na região, além de levar educação ambiental à população das localidades beneficiadas e realizar a distribuição de material informativo, como Anuário da Safra, revistas, cartilhas, entre outros.

O agricultor João Lino aprovou a iniciativa e já faz planos futuros. “Pegamos mais conhecimento desse pessoal que tem muito a nos ofertar para poder nortear nossos passos e nos qualificar para um futuro melhor, mais consciente e prospero”, avalia.

Para o secretário de Agricultura de Barreiras, José Marques, com informação correta a agricultura familiar se tornará uma “potência” na região. “A importância desse evento e das parcerias com a Aiba, Iaiba, Abapa, JCO, universidades e demais instituições é com o único intuito de levar conhecimento a todos os agricultores que estão na ‘lida’. É mostrar o que está dando certo de um lado e tentar adaptar à realidade do outro lado, para que todos possam se beneficiar”, conta.


Ascom Aiba