Aiba e Abapa itinerantes vão à comunidade de Placas ouvir associados daquela região

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba e Abapa itinerantes vão à comunidade de Placas ouvir associados daquela região

As caravanas da Aiba e da Abapa estiveram, nesta quinta-feira (9), na comunidade agrícola de Placas, município de Luís Eduardo Magalhães. O encontro integra o projeto da associação itinerante, que todos os anos visita as localidades produtivas região oeste. O objetivo é levar informação aos agricultores destas comunidades, apresentando a eles as ações institucionais desenvolvidas em prol da categoria. Mas o momento é também de ouvir os anseios coletivos. Na pauta da reunião estava assuntos inerentes à rotina do produtor rural, como vazio sanitário, classificação de grãos, funrural, Programa Soja Plus, estradas e energia elétrica.

Presente do evento, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, falou da importância de se pensar na distritalização de algumas comunidades agrícolas do oeste da Bahia. Para ele, esse processo iria proporcionar uma autonomia maior às localidades.

“Especificamente aqui em Placas, enfrentamos muitos problemas com energia e transporte, mas a questão da distritalização é algo que já estamos correndo atrás. Eu estive na Câmara de Vereadores para tratar do assunto e fui informado de que isso é possível através de um projeto de lei. A intenção em distritlizar Placas não é posteriormente torná-la um município, mas dá à comunidade uma legalidade jurídica e comercial, e melhorar a qualidade social das pessoas que vivem aqui”, destacou.

Outro tema que foi abordado foi a Operação Safra. Convidado pelas diretorias da Aiba e Abapa, o Capitão PM Weber participou do encontro e apresentou os resultados da Operação 2017/2018. O militar falou da atuação do efetivo nas abordagens e como estas têm colaborado para reduzir os índices de violência no campo.

Para o presidente da Aiba, Celestino Zanella, a manutenção da Operação Safra é crucial para garantir a segurança na época do plantio e colheita. Ele ressaltou a importância da contribuição dos produtores para que a fiscalização não seja extinta. “Precisamos dar o nosso apoio para garantira que o efetivo continue visitando as fazendas”, disse, convocando os agricultores a apoiar a operação.

Até o final do mês, as equipes da Aiba e Abapa prosseguem com as visitas às comunidades agrícolas, encerrando o ciclo de reuniões de 2018. A próxima localidade a sediar o encontro será a Vila Panambi, que receberá o grupo na quinta-feira (16).

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também