Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Agronegócio impulsiona exportações baianas durante o mês de maio - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Agronegócio impulsiona exportações baianas durante o mês de maio

Publicado em: 12/06/2014 11:09:16

milhoApós dois meses de queda, as exportações baianas apresentaram, em maio deste ano, crescimento de 2,5% alcançando US$ 926,8 milhões. A expansão de 23,3% nas receitas do agronegócio foi o principal responsável para reverter a tendência de retração das vendas no mercado externo. Puxado pela soja e celulose, o setor foi responsável por embarques em volume 27,5% superior ao de igual mês de 2013. As informações são da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

No total, o volume embarcado em maio superou em 16% o do mesmo mês de 2013, compensando a queda nos preços, os quais pelo terceiro mês consecutivo apresentaram redução (11,65%). No ano, os preços médios dos produtos exportados pela Bahia recuaram 11,23%.

Em maio, as commodities agrícolas e minerais, de um modo geral, tiveram bom desempenho enquanto os produtos manufaturados registraram queda na maioria dos itens. Houve redução na venda de petroquímicos (-1,6%), derivados de petróleo (-8,6%), automóveis (-25%) e calçados (- 42,1%), resultado da diminuição de preços, câmbio menos competitivo, menor demanda mundial e crise cambial na Argentina.

Já o complexo soja (grão, farelo e óleo) elevou os embarques em 23% (440,5 mil toneladas). Os embarques de celulose e papel cresceram 35,7% atendendo a retomada das encomendas na China. A venda de produtos minerais cresceu 725,8% impulsionada pelo aumento dos embarques de minério de níquel e magnesita.

Fonte: Secom