Agricultores incentivam a reintegração de pessoas psicoativas à sociedade investindo no Fundesis

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Fundesis > Agricultores incentivam a reintegração de pessoas psicoativas à sociedade investindo no Fundesis

Pensando no bem comum para toda sociedade os agricultores do oeste baiano, através do Instituto Aiba (Iaiba) em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), investiram no Fundo para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Bahia (Fundesis) que contribuiu para a construção da lavanderia da Casa de Reintegração Social Nova Vida. A inauguração do novo cômodo foi realizada nesta sexta-feira (13), no povoado do Mocambo em Barreiras.

A Casa de Reintegração Social Nova Vida, acolhe pessoas psicoativas entre 18 a 70 anos de idade do sexo masculino obtendo o tratamento em três etapas: reabilitação, desintoxicação e integração social, totalizando nove meses de internação podendo ser reduzido para seis meses dependendo da recuperação do paciente. “A casa tem todo um aparato para receber usuários, trabalhamos com uma equipe multiprofissional, assistente social, psicóloga, monitores, professores de músicas, aulas de informática e educação física”, relata a diretora da Casa, Delma Pedra.

O presidente da Aiba e também agricultor, Celestino Zanella, destacou que em nossa sociedade não cabe fazer julgamentos, e sim, valorizar e apoiar aquele que decide que é hora de mudar. “Às vezes pode ter alguém que pense ser bobagem, tudo que realizamos através do Fundesis, mas não imaginam a diferença de transformação ao longo prazo. O que fez vocês estarem aqui não me cabe julgar, mas devemos olhar para frente e buscar um novo caminho. O Primeiro passo foi dado”.

“É muito difícil para uma mãe dizer que não estava mais dando conta do filho. Dona Makena, e todos os agricultores, muito obrigada, por nos ajudar e acreditarem no meu filho e em todos os outros que estão aqui”, declara Nilva Aparecida Santos de Oliveira, mãe de um dos assistidos pelo projeto.

O gerente do Banco do Nordeste em Barreiras, Francisco Carlos Gomes, valorizou a parceria entre o banco e os agricultores. “Particularmente, é a primeira vez que venho aqui na Casa de Reintegração e ao ver de perto esse trabalho fantástico me dá muito orgulho de fazer parte dessa parceria entre o BNB e os agricultores, que além de plantar sementes, plantam vidas através do Fundesis”, avalia. O próximo edital nº 01/2018 será lançado no dia 13 de agosto tendo um investimento de 1,2 milhão em projetos.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também