Agricultor Júlio Cézar Busato recebe Título de Cidadão Baiano

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Agricultor Júlio Cézar Busato recebe Título de Cidadão Baiano

IMG_0147Um dos líderes do agronegócio da Região Oeste, o produtor rural Júlio Cézar Busato recebeu no dia 26 de maio, na Assembleia Legislativa, o Título de Cidadão Baiano. A honraria, aprovada por unanimidade, foi concedida através de um projeto de resolução apresentado pelo ex-deputado Herbert Barbosa e depois assumido na atual legislatura por Eduardo Salles (PP). O presidente Marcelo Nilo abriu a sessão, bastante concorrida, que contou com as presenças dos familiares do homenageado, agricultores, o ex-governador Nilo Coelho, entre outras autoridades.

Marcelo Nilo afirmou que existe uma orientação para que o Título de Cidadão Baiano seja entregue a pessoas que realmente tenham realizações a favor de desenvolvimento social e econômico do estado. “Tenho a honra de entregar o Título de Cidadão Baiano a essa figura ilustre, respeitada em Barreiras e também em toda Bahia. A terra de Castro Alves, Ruy Barbosa, Jorge Amado e tantas outras figuras emblemáticas agora também é a terra de Júlio Busato”, disse o presidente.

IMG_0188Proponente do título, o ex-deputado Herbert Barbosa contou um pouco da trajetória do homenageado e o importante trabalho realizado por ele à frente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade que representa 1.300 agricultores. “Homens como Júlio Busato são a força determinante que faz com que o Oeste da Bahia prospere de forma contínua. Com essa justa homenagem, a Bahia te recebe de braços abertos, agora como seu filho”, afirmou Barbosa.

O deputado Eduardo Salles também recordou a trajetória de Busato no agronegócio baiano e seu papel decisivo como liderança empresarial no Oeste. “Com honestidade e coerência, Júlio Busato se tornou uma referência no agronegócio baiano. Sempre sereno e bem humorado, mas firme em suas decisões, ele é um verdadeiro líder que sabe comandar”, afirmou Salles, ressaltando que as raízes do agricultor gaúcho vão ficando cada vez mais fortes na Bahia. “Terra que ele escolheu para viver, produzir e criar a sua família. Ele escolheu a Bahia para viver e agora a Bahia o escolheu para chamar de filho”, completou o deputado progressista.

IMG_0203Já com o titulo de cidadão baiano, Júlio Busato agradeceu a Casa pela concessão da honraria e contou um pouco da dificuldade que encontrou em 1988 quando chegou ao Oeste do estado vindo do Rio Grande do Sul para começar a produzir na Bahia. “As condições eram difíceis e aconteceram problemas de adaptação. Para se chegar da minha fazenda à cidade de Barreiras levava até seis horas de viagem em uma estrada muito ruim. Às vezes passávamos 60 dias na fazenda sem ir até a cidade”, lembrou Busato. Ele disse que o agronegócio é o motor de transformação do campo, gerando desenvolvimento social, crescimento econômico e distribuição de renda. “Hoje os associados da Aiba são responsáveis por 4% de tudo que se produz no Brasil. Quero continuar construindo pontes para melhorar a competitividade da agricultura baiana e melhorar as condições de vida da população do estado”, completou.

CURRÍCULO

Júlio Cézar Busato nasceu na cidade de Casca, no Rio Grande do Sul. Começou a trabalhar cedo na lavoura, ajudando os pais. Eram 86 hectares de soja e milho e também havia a criação de aves e suínos. Em 1988, já casado, se forma em Engenharia Agronômica pela Universidade de Passo Fundo. No mesmo ano, junto com seu pai Hélio, sai da cidade de Casca com destino ao município de São Desidério, onde arrendam uma fazenda de 880 hectares. Atualmente, as fazendas pertencentes ao Grupo comandado por Busato geram mil empregos diretos e o empresário divide o tempo de trabalho na fazenda com as atividades à frente da Aiba. Ele é também vice-presidente da Associação Brasileira do Produtores de Algodão e vice-presidente do Instituto PensarAgro.

Fonte: Ascom Alba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também