Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo é tema de Workshop no SPRLEM

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo é tema de Workshop no SPRLEM

Workshop Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo – As organizações sociais e a gestão do agronegócio foi o tema discutido no último sábado (10), no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, com a participação das instituições representantes do associativismo, cooperativismo e sindicalismo da região Oeste da Bahia.

Representando a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) o presidente, Adilson Campos; a Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms) o presidente, Marcelo Kappes; a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) o produtor rural, Odacil Ranzi; representando o Banco Sicredi, Maxuel dos Santos Jesus; o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) a presidente, Carminha Missio.

Durante o workshop os representantes das instituições trouxeram para os alunos do curso Técnico em Agronegócio, turma 2018.1 SENAR-BA, polo Luís Eduardo Magalhães a importância, como funciona, e o que é o associativismo, cooperativismo e sindicalismo.

Carminha Missio, presidente do SPRLEM, destacou a função social e a importância do sindicato, no intermédio principalmente nas relações de trabalho e emprego, que tem como principal objetivo a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de quem representa.

“Os Sindicatos tem uma função social muito importante, inclusive congrega a classe, para a defesa do interesse da categoria. No SPRLEM, além de estarmos em função dos nossos associados, trabalhamos também com a qualificação de pessoas, ofertando treinamentos para a capacitação dos profissionais do campo”, falou Carminha.

Carminha ainda destacou que assim como os sindicatos, as associações e cooperativas tem um papel muito importante para o agronegócio da região, e são de suma importância na defesa dos interesses da classe.

De acordo com a tutora do módulo Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, Helenice Santos, o Workshop teve como objetivo analisar na prática, como funcionam e como é a realidade na região de atividade agropecuária, como as organizações podem colaborar para o alcance de melhor qualidade de vida e como podem influenciar no desenvolvimento social e econômico no meio rural.

“Para nós alunos as palestras ministradas pelos representantes das instituições nesse dia foram muito importantes, pois nos fez ver como essas instituições funcionam na prática, bem como as diferenças administrativas entre cada uma. O workshop foi bastante proveitos, e contribuiu bastante para o nosso desenvolvimento como futuros profissionais”, falou a estudante do curso Técnico em Agronegócio, turma 2018.1, Kadma Lopes.

Ascom SPRLEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também