Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Abapa promove capacitação para professores de Cocos e Jaborandi - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia


Abapa promove capacitação para professores de Cocos e Jaborandi

Publicado em: 19/08/2020 15:49:17

O ciclo de capacitações do Programa Educacional Conhecendo o Agro foi realizado em nove municípios do Oeste da Bahia com o apoio do Senar

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do Programa Educacional Conhecendo o Agro, encerra um ciclo de capacitações para mais 470 educadores da rede de educação básica de nove municípios da região Oeste da Bahia. O Programa foi dividido em quatro núcleos regionais estratégicos e desde julho promove encontros on-line aos profissionais da educação. Nesta segunda-feira (17), foi encerrado o ciclo de Formação Continuada com os municípios de Cocos e Jaborandi, 120 professores participaram. Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Riachão das Neves, Correntina, e Formosa do Rio Preto, já receberam a capacitação. Além do presidente da Abapa, Júlio Busato, esta edição contou com a participação do presidente da FAEB/Senar, Humberto Miranda.

As formações foram realizadas de maneira remota, com grande adesão de participantes e conclusão das atividades propostas. O apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) por intermédio das suas equipes pedagógicas garantiu instrumentos, métodos e técnicas de ensino, através da pedagogia por Projeto e Pesquisa, introduzindo o mundo do agronegócio nas atividades presentes no planejamento escolar.  Juntos, Senar e Abapa repassaram aos participantes, formas de trabalhar a agropecuária, de maneira interdisciplinar nos componentes curriculares das séries iniciais e finais do ensino fundamental. O Programa segue orientações da Base Nacional Comum Curricular.

A pedagoga Amanda Bastos do Senar, classifica as capacitações como o final de um ciclo de formação, porém as atividades começarão a ser colocadas em prática nas redes de ensino de cada município participante do Programa. “Queremos mostrar para os educadores que existe uma maneira mais eficaz de repassar um conteúdo, trabalhamos a potencialidade de um local, levantamos uma problemática e depois contextualizamos. Isso faz com que os alunos compreendam a realidade e através de metodologias específicas, transformem a realidade”.

No ano passado o Programa foi realizado em escolas municipais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. O resultado positivo garantiu a expansão, neste ano de 2020, para mais municípios. “Construímos materiais didáticos que promovem o conhecimento através do contexto local, produção, sustentabilidade e outras aprendizagens. Além disso, estamos seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 17 metas globais, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos distribuir material didático para as instituições de ensino para que os educadores e educandos possam ter subsídio ao aplicar o Programa”, explica o supervisor pedagógico do Programa, Elvis Rodrigues Alves.

Educação sem fronteiras – Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, este é apenas o início de uma mudança de hábitos e de pensamentos, com foco na sustentabilidade e na educação ambiental. “Vamos transformar a vida das pessoas e consequentemente, dos locais onde vivem. É através da educação que as grandes mudanças acontecem, estamos mostrando que não existem barreiras entre àqueles que trabalham para levar o alimento para a mesa das pessoas”, afirma.

O Programa Educacional Conhecendo o Agro garante a possibilidade de ampliar as atividades em sala de aula, e agora, por meio das atividades remotas, de maneira interdisciplinar pensando na realidade agrosocioambiental de cada local. Lançado pela Abapa em 2019, traz a perspectiva de aproximar os professores e estudantes da rede pública e privada de ensino do conhecimento teórico e prático desenvolvido pelo setor agrícola do Oeste da Bahia.

Assessoria de Imprensa da Abapa