Abapa promove atividade do Programa Educacional “Conhecendo o Agro” em Barreiras

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Abapa promove atividade do Programa Educacional “Conhecendo o Agro” em Barreiras

Estudantes do Colégio Municipal Padre Vieira, da rede municipal de ensino de Barreiras, participaram durante dois dias de atividades do Programa Educacional “Conhecendo o agro” desenvolvido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).  As atividades de campo iniciaram nesta terça-feira (18), através de visitas técnicas à Fazenda Modelo – local equipado com salas de aula, laboratório, lavouras de culturas variadas e maquinário agrícola, onde os participantes puderam passar pelos principais processos que envolvem a produção agrícola de grãos no Oeste da Bahia. Realizado em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o programa lançado este ano pela Abapa tem como principal objetivo aproximar jovens, futuros profissionais de diversas áreas, com o mundo do agronegócio.

O estudante do 8º ano, Daniel Almeida, 13 anos, gostou da visita e de conhecer os produtos que são utilizados em larga escala para a alimentação, que nos dá a ideia de como é necessário produzir para sustentar uma população tão grande no mundo. “A soja, por exemplo, alimenta animais, que depois são abatidos para virar alimentos. São formas diretas e indiretas de produção”, entende. Além conhecer o maquinário e o sistema de irrigação, o grupo de alunos visitou as plantações de abóbora, feijão, algodão, palma forrageira, cana-de-açúcar, milho, mandioca e as hortas com legumes e verduras. A visita técnica foi conduzida pelo articulador do “Conhecendo o Agro”, Elvis Rodrigues e pelo instrutor e especialista em mecanização agrícola, Edinei Batista, que atuam no Centro de Treinamento da Abapa – Parceiros da Tecnologia.

“Achei interessante nós começarmos pela visita, porque eles estão vendo, in loco, as plantações acompanhadas de explanações sobre as rotinas de trabalho no campo, para depois eles partirem para a teoria em sala de aula. As 23 turmas, do 6º ao 9º ano, vão participar. Cada série terá um tema para ser trabalhado”, explicou Márcia Razia, coordenadora do Colégio Municipal Padre Vieira. “Serão dois trimestres de curso, com aulas específicas. Se nós identificarmos que a família de algum aluno seja da agricultura, há a possibilidade de fazermos uma visita à propriedade, acompanhada por um técnico, para conhecermos a experiência e fornecermos algumas informações para a melhoria do manejo, caso seja necessária”, concluiu.

Para o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, a ação aposta na educação profissional e tecnológica como forma de ampliar a mão de obra qualificada para região do Oeste da Bahia. “Esta ação dos agricultores da região proporciona um novo olhar sobre o agronegócio incentivando que eles possam futuramente ingressar no mercado de trabalho”, afirma. Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, o “Conhecendo o Agro” soma-se a outras iniciativas desenvolvidas pela entidade, como o “Conhecendo o Campo”, que vem despertando o interesse de estudantes no setor agrícola. “Ainda existe muito desconhecimento de como funciona a produção agrícola, sendo fundamental se aproximar da sociedade. Por meio crianças e adolescentes, que são o nosso futuro, conseguimos despertar o interesse das famílias pela agricultura”, afirma.

 

Assessoria de Imprensa Abapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também