Abapa entrega kits de irrigação para pequenos agricultores de Correntina

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Abapa entrega kits de irrigação para pequenos agricultores de Correntina

  As ações executadas pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vem contribuindo com o desenvolvimento sustentável da agricultura em todo o Oeste da Bahia. Na última sexta-feira (7), a entidade entregou kits de irrigação e tecnologia para cinco produtores de diferentes comunidades rurais (São Manoel, Patos, Barra das Lajes, Agrovila I e Praia) de Correntina, no Oeste da Bahia.

A princípio, segundo o prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues (Maguila), os cinco agricultores selecionados servirão de modelo para os outros que estão na expectativa de também receber os kits. “É uma ação que vai fazer uma grande diferença na vida dos nossos agricultores. Nós escolhemos 5 dos 100 que estão demandando os kits. Para nós é motivo de muita alegria. Quero agradecer essa parceria com a Abapa que sempre foi forte e que fortalece cada vez mais”, afirma.

Um dos agricultores beneficiados, Francisco Pires de Souza, morador da comunidade rural de Patos, disse que pretende contratar mais pessoas para ajudá-lo, já que tem a expectativa de aumento da produção de hortaliças, frutas e laticínios com a aquisição do kit de irrigação. “Vai me ajudar muito na roça, eu vou empregar mais pessoas para me auxiliar, o que vai gerar uma renda tanto para mim quanto para a pessoa que será empregada; vai ser bom para todo o município, porque a partir do momento que gera dinheiro, todos ganham com isso, o campo e a cidade”.

Ao participar da entrega dos kits, o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, reforça a importância do projeto junto aqueles agricultores beneficiados com os kits de irrigação, que conseguiram complementar a renda familiar. “Os produtores de algodão têm vários projetos sociais que beneficiam moradores da zona rural e urbana. A entrega dos kits de irrigação é um deles e vem promovendo uma mudança significativa na vida dos pequenos agricultores auxiliados. A ideia da Abapa é contribuir cada vez mais os pequenos e médios agricultores”.

A ação, realizada em parceria com as prefeituras, integra o programa de transferência de tecnologia para pequenos e médios produtores, por meio da entrega dos kits, sementes e acompanhamento técnico sobre plantio, irrigação e combate a doenças e pragas. Desde o início do projeto, em 2014, já foram contemplados cerca de 200 famílias em toda a Bahia, estimulando a vocação agrícola, fixando o agricultor no campo, e gerando renda para estas cidades. Desde o início do projeto, ainda na safra 2014/15, a Abapa totalizou a doação de cerca de 190 kits de irrigação nas regiões Sudoeste e Oeste da Bahia. O projeto é financiado pelo Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro).

Assessoria de Imprensa Abapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também