Abapa contempla pequenos agricultores com tecnologias de irrigação no Oeste da Bahia

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Abapa contempla pequenos agricultores com tecnologias de irrigação no Oeste da Bahia

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu na última quarta-feira (17) a doação de 8 kits de irrigação para agricultores familiares de cinco localidades da zona rural de Barreiras: Canabrava, Ilha da Liberdade, Melancia, Nanica e Santa Rita. Os produtores rurais receberam as orientações para a instalação dos equipamentos que vão contribuir para a produção de até um hectare de hortas, frutas e legumes para abastecer a população de Barreiras. Este ano, a Abapa também entregou kits de irrigação para pequenos agricultores de Cocos, Correntina e São Desidério.

Durante o ato de entrega, ocorrido na localidade da Nanica, a sete quilômetros, do centro de Barreiras, o presidente da associação dos produtores rurais da Nanica, Janil Monteiro de Novaes, agradeceu a doação dos kits. “É uma tecnologia que vai fazer a diferença para a gente continuar produzindo mesmo neste período seco e sem chuvas nesta época do ano”. Para o secretário de agricultura e tecnologia de Barreiras, José Marques de Castro, esta parceria entre Abapa e a Prefeitura de Barreiras vai garantir o suporte técnico necessário para o manejo adequado na  garantia de uma maior produtividade destas lavouras.

O diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, explica que a doação dos kits de irrigação integra um programa de transferência de tecnologia da entidade para os pequenos agricultores. “A Abapa vem beneficiando, em parceria com as secretarias de agricultura, a economia local dos municípios a obterem mais rentabilidade com a terra evitando o êxodo rural. No início o projeto, que era destinado aos pequenos produtores de algodão, tem abrangido outras culturas”.

O projeto iniciado em 2014, já beneficiou cerca de 200 famílias no Oeste e Sudoeste baianos, que já conseguiram desenvolver atividades econômicas e crescer através do suporte técnico da Abapa.  Para este ano, ao longo desta safra 2019/2020, a entidade vem investindo um montante de R$ 500 mil para a aquisição de materiais de irrigação com recursos dos produtores de algodão através do Fundeagro.

Assessoria de Imprensa Abapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também