Abacafé estima produção de safra 2013/14 em 480 mil sacas

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Abacafé estima produção de safra 2013/14 em 480 mil sacas

cafe1Com 35% de área colhida, o café produzido no oeste baiano deve registrar uma média de 40 sacas por hectare, segundo dados técnicos da Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia – Abacafé.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Glauber de Castro, nesta safra o número de safras por hectare deve registrar uma pequena queda em relação ao histórico de produtividade da região. “Há algum tempo a Abacafé tem registrado uma média de 45 sacas por hectare, porém na safra 2014/2015, em específico, o número deve ficar em torno de 40 sc/ha, devido a algumas renovações de área. Já para 2015, esse mesmo parque cafeeiro deve chegar a 48 sacas por hectare, retornando a média histórica da região em 45 sacas”, explica Castro.

Em algumas propriedades, o ataque do bicho mineiro também contribuiu para essa pequena derrubada de produtividade. “Devido ao calor excessivo nos meses de janeiro e fevereiro e o baixo registro de chuva, o ataque do bicho mineiro também afetou na produção do café, visto que é de característica da praga o ataque em folhas de ponteiro, não permitindo que os grãos localizados mais no alto da planta façam a granação normal, o que afeta diretamente na qualidade do grão”, comenta Glauber.

cafe2

Atualmente, a produção de café tipo arábica produzido no oeste da Bahia, de característica aromática levemente frutada e floral com excelente doçura e acidez, representa 14.704 hectares de área plantada, em um sistema totalmente irrigado, com área produtiva perto de 12 mil ha.

Hoje, o café do oeste abastece tanto o mercado interno como o externo. Estima-se que 70 % do café produzido no oeste baiano são destinados para o mercado externo, 20 % para o mercado de formulação de blends de café e 10% para a indústria.

Fonte: Ascom Abacafé
Fotos Uau Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também