Em parceria com a Aiba, Secretaria Municipal de Agricultura e de Educação desenvolvem o projeto Horta na Escola

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Meio Ambiente > Em parceria com a Aiba, Secretaria Municipal de Agricultura e de Educação desenvolvem o projeto Horta na Escola

O projeto Horta na Escola já é uma realidade em quatro escolas da rede municipal de Barreiras. As escolas Cleonice Lopes, Octávio Mangabeira, Dr. Renato Gonçalves e Tarcilo Vieira de Melo, já foram contempladas com o projeto em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio – Sematic, através da sua equipe técnica em conjunto com a Secretaria de Educação. A previsão é que seja implantado em mais seis escolas até o fim do ano.

O objetivo do projeto Horta na Escola é implantar as hortas, trabalhar a multidisciplinaridade envolvendo todas as disciplinas e diferentes segmentos da escola em ações de educação ambiental e sustentabilidade na agricultura. Com o desenvolvimento do projeto é esperado também a promoção da mobilização social com a conscientização dos alunos envolvidos, e de maneira paralela, melhorar a qualidade da alimentação servida na escola.

Essa ação visa também despertar o interesse do aluno no cuidado com o meio ambiente. Além de complementar a merenda escolar e a alimentação de algumas famílias, os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas. Os professores podem elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.

“O projeto Horta na Escola pode ser considerado um laboratório a céu aberto com inúmeras possibilidades de aprendizado para alunos, professores, bem como toda a comunidade escolar. Preparar o solo para dele se ver brotar o alimento, possibilita aos estudantes uma visão mais holística acerca dos processos de produção com sustentabilidade”, disse o secretário de Agricultura, José Marques.

Outras vantagens são o cultivo de hortaliças orgânicas, que fornecem vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos; diminui os gastos com alimentação na escola; permite a colaboração dos estudantes, enriquecendo o conhecimento deles; estimula o interesse das crianças pelos temas desenvolvidos com a horta.

Ascom Aiba com informações da Ascom Prefeitura de Barreiras

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também