Aviso – Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir)

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Meio Ambiente > Aviso – Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir)

Prezado Associado,

Reiteramos a importância da adesão ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) até 05/05/2016, conforme previsão legal.

Para os produtores rurais que já efetuaram o cadastro, informamos que é necessária a atualização deste, sempre que houver qualquer mudança na propriedade ou se o cadastro foi efetuado antes de outubro de 2014. Estas atualizações são importantes para que ocorra a migração das informações para a Base SICAR do Governo Federal e, consequentemente, a formação do número do CAR.

Lembramos ainda que, na Bahia, a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) é paralela à adesão ao CEFIR. Desta maneira, os produtores que apresentam passivos ambientais em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal em suas propriedades devem que ficar atentos aos compromissos assumidos na adesão ao Programa, e assinatura do Termo de Compromisso (TC).

Para os produtores rurais que ainda não fizeram o cadastramento e apresentam passivos ambientais com referência à ocupação irregular até 22/07/2008, em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal, os benefícios trazidos no código florestal, como a suspensão de multas e possibilidade de compensação de Reserva Legal, somente poderão ser consolidados se o Cadastro (CEFIR) for efetuado até 05/05/2016.

O CEFIR é um dos instrumentos que demonstram a regularidade ambiental da propriedade rural.

Mais informações podem ser consultadas: http://aiba.org.br/wp-content/uploads/2015/10/Cartilha-Meio-Ambiente-AIBA2.pdf

Diretoria de Meio Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também