Infraestrutura é o principal assunto discutido por produtores da Vila Panambi

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Infraestrutura é o principal assunto discutido por produtores da Vila Panambi

reuniãopanambi-capaO sexto encontro da série de reuniões nas comunidades agrícolas do Oeste baiano foi realizado pela Aiba no dia 22 de outubro, quinta-feira, na Vila Panambi que faz divisa com o estado de Tocantins. A reunião tratou de assuntos como energia elétrica, estradas, Programa Soja Plus, dentre outros.

Em uma conversa aberta e informal, o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, apresentou aos produtores presentes a estrutura organizacional da instituição, com suas diretorias e serviços, enfatizando a importância do associado conhecer e utilizar a estrutura que a Aiba oferece. Entre as ações destacadas na reunião, está o Programa Soja Plus que já percorreu 48 propriedades do Oeste da Bahia e contribuiu para a adequação das fazendas nas questões trabalhistas, econômicas e ambientais. Os produtores associados que ainda não estão cadastrados no programa foram convidados a participar, gratuitamente, do Soja Plus.

Em relação à área fitossanitária, foi destacada a importância de se obedecer ao vazio sanitário da cultura do algodão, que vai de 20 de setembro a 20 de novembro, e lembrado o fim do vazio sanitário da soja, que aconteceu no dia 15 de outubro. Com o início do plantio da soja, o diretor de Relações Institucionais da Aiba, Ivanir Maia, solicitou aos agricultores que comuniquem a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) caso identifiquem algum sinal de Ferrugem Asiática na plantação, a fim de prevenir um contágio coletivo.

Os agricultores falaram sobre o trabalho que estão realizando com a secretaria de Infraestrutura do Tocantins para a recuperação da TO- 387, que liga a cidade de Dianópolis (TO) à Bahia e é a única via de acesso a Vila Panambi. A Aiba contribuirá com o cascalho para a recuperação do trecho de 60 km e auxiliará na articulação com a prefeitura de Formosa do Rio Preto (BA) para a utilização das máquinas que farão o trabalho.

Os associados também falaram sobre a necessidade de um fornecimento continuo e eficiente de energia elétrica para a comunidade, já que, hoje, as propriedades precisam usar geradores para realizarem suas atividades. Busato então relembrou que é necessário que os produtores encaminhem à Aiba um projeto de demanda de energia para que possa ser apresentado à concessionária.

DSC06965O delegado da Aiba na Vila Panambi, Theodoro Zimmermann, enfatizou o trabalho que vêm sendo realizado pela instituição e a maior abertura para a participação do associado. “A abertura que esta havendo é muito interessante. A gente vê o trabalho sério que é feito e o resultado das demandas que são levadas por nós”, disse Zimmermann.

Fechando o encontro, o presidente da Aiba destacou o objetivo das reuniões nas comunidades agrícolas e pediu a participação dos associados no dia a dia da associação. “A principal finalidade deste encontro é ter essa conversa aberta com os agricultores, saber de suas queixas e necessidades, além da opinião dos associados sobre a Aiba. Eu tenho certeza que se nós não estivermos unidos, não somos nada. Por isto, conto com a participação de vocês”, concluiu Busato.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também